02 de março a 30 de abril | Auditório Carlos do Carmo | Lagoa

No âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, o Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, recebe a Exposição “O Legado de um Cravo” com inauguração no dia 02 de março pelas 18h00 e que ficará patente no local até dia 30 de abril.

Sinopse: O projeto “O Legado de um Cravo” nasce com o objetivo de se tornar num contributo pedagógico para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, através da colaboração de diferentes instituições, públicas e privadas, comprometidas com a preservação da memória histórica e com a consolidação da democracia no nosso país. Nesse sentido, o projeto agrega a colaboração de várias entidades:

  • Museu do Aljube Resistência e Liberdade, de Lisboa, dependente da EGEAC da Câmara Municipal de Lisboa, dedicado à memória da resistência e do combate à ditadura em prol da liberdade e da democracia.
  • Alumira Lda., empresa de conteúdos e serviços editoriais especializada em soluções gamificadas de formação e aprendizagem, e na criação e desenvolvimento de projetos educativos e culturais.
  • Centro de Documentação do 25 de Abril, da Universidade de Coimbra, visa recuperar, organizar e pôr à disposição da investigação científica o valioso material documental disperso pelo país e estrangeiro sobre a transição democrática portuguesa (o 25 de Abril de 1974, os acontecimentos preparatórios e as suas principais consequências), mas também sobre toda a segunda metade do século vinte português.
  • Rebobinar, projeto de divulgação histórica que desenvolve atividades de consultoria científica, de criação de conteúdos e de organização de eventos.

O projeto, inspirado na missão das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, tem por base dois eixos estruturantes – Memória e Futuro – constituindo uma experiência comemorativa de âmbito nacional assente nos princípios e valores subjacentes ao Programa do Movimento das Forças Armadas, que pôs fim à ditadura: paz, liberdade, democracia e progresso.

Este projeto conta também com o apoio da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, da Associação Portuguesa de Imprensa (API) e da Rádio Televisão Portuguesa (RTP).

Embarque numa jornada visual que celebra os valores do 25 de Abril! “O Legado de um Cravo” é uma exposição única que retrata a herança dessa Revolução. Inauguração no dia 02 de março, às 18h00, no Auditório Carlos do Carmo. Entrada gratuita. Participe nesta homenagem à Liberdade!