De caráter gratuito e a decorrer das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00, na Praça Coberta, em frente ao Nata Lisboa, os rastreios destinam-se a crianças, jovens e adultos, sendo que irão incidir sobre diferentes áreas, nomeadamente consumo de álcool, resiliência e stress parental.
A iniciativa decorre no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala a 10 de outubro, e o centro comercial, gerido pela Multi Portugal, pretende, assim, alertar para a importância desta área que tanto impacto tem no dia a dia das pessoas.
A ação será realizada pela PsiFaro, que dinamizará também um conjunto de atividades exclusivas para crianças, como o Emocionómetro, por exemplo, que pretende ajudar crianças e jovens a identificar as emoções que estão a sentir e com que intensidade, tendo também preparado outras experiências para jovens e adultos, tendo por base a partilha de estratégias e orientações no âmbito da promoção do bem-estar físico e psicológico, bem como a possibilidade de experienciar a influência de um estado de consciência alterado, a nível motor e cognitivo.
“Não poderíamos deixar de assinalar um dia dedicado a um tema que, felizmente, parece estar a adquirir uma importância crescente. Acreditamos que a nossa proximidade com a comunidade nos confere também uma certa responsabilidade com a promoção do seu bem-estar. E é por isso que temos vindo a apostar neste tipo de iniciativas, nas quais se inserem não só ações de rastreio, mas também outras atividades mais ligadas ao desporto, por exemplo, no sentido de contribuir para o bem-estar físico e psicológico dos nossos visitantes”, afirma Sérgio Santos, Diretor do Forum Algarve.
LPM