Aconteceu no passado dia 7 de abril, em Faro, a inauguração de um projeto pioneiro em Portugal. O Four Senses, convida todos os seus visitantes a mergulharem numa experiência imersiva, de uma hora no escuro.
O Four Senses é muito mais que uma experiência social e imersiva – é um convite à empatia, à descoberta e à escuta do mundo de uma forma nova. que desafia os seus visitantes, a caminhar com os sapatos de outros, ou melhor, nos olhos de outros, onde tudo acontece numa sala fechada, totalmente no escuro. Este espaço, tem como objetivo, proporcionar aos visitantes diferentes cenários, que representam uma visita a Faro com o auxílio de uma bengala, enquanto dialogam com um guia cego ou com baixa visão. 
A última sala, ainda na escuridão total, a experiência é discutida e perguntas e curiosidades podem ser lançadas ao guia. 
Durante uma hora, os visitantes mergulham numa escuridão total, conduzidos pela voz de um guia e pelo toque de uma bengala. Sem a visão, são desafiados a caminhar por diferentes cenários que evocam lugares icónicos da cidade, usando os outros quatro sentidos para conhecer, sentir e imaginar o ambiente que os rodeia. 
Este é um espaço seguro, criado com propósito: mostrar que mesmo sem ver, é possível viver – e viver bem. 
Porque no escuro também há beleza, há som, há cheiro, há textura… e há vida. 
“A proposta do Four Senses é clara: abrir os olhos do coração e perceber que tudo é possível, mesmo quando não vemos com os olhos”, diz Ricardo Martins, coordenador dos guias da experiência, ele próprio cego e um membro da equipa que abraçou este projeto desde o início. Acrescenta ainda que “dentro do Four Senses, as pessoas vão ser felizes, vão rir, vão chorar e vão entrar no meu mundo, onde normalmente me guiam a mim e agora vou ser eu a guiar-vos”. 
Ricardo Mariano, fundador do projeto, afirma “Aqui, quebram-se tabus. Desfazem-se mitos. E nasce uma nova consciência sobre o dia a dia das pessoas cegas.” Acrescenta ainda “são poucas as oportunidades que temos para fazer a diferença na vida de alguém e esta é sem dúvida uma delas.” 
O Four Senses convida todos a “ver” a cidade de Faro de outra forma. 
Está agora aberto ao público e promete ser um marco cultural e social na cidade, oferecendo uma nova forma de pensar, sentir e experienciar o mundo. As visitas estão disponíveis de segunda a sábado entre as 10h00 e as 19h00, e são feitas em grupo com o máximo de 6 participantes de cada vez, durante 1 hora. 
“Vamos mostrar que há muito para ver quando aprendemos a olhar com a alma. Porque a vida está nas mãos de quem a quer viver – mesmo no escuro.” – Ricardo Martins. 
Podem visitar o Four Senses na Rua Rebelo da Silva 31 e descobrir todas as informações necessárias em www.four-senses.pt.
 
Four Senses