Internamento de Pediatria – as crianças foram transferidas para o hospital de Faro entre os dias 19 e 20 de junho.
Sala de Partos - encerrada desde as 21 horas de 18 de junho.
Urgência Pediátrica – aberta sem pediatras
Ao consultar o Portal da transparência do SNS – escalas de urgências do SNS, constatamos que a urgência pediátrica e o bloco de partos do hospital de Portimão estão abertos. Mas a realidade é a descrita acima.
E, ao invés do referido pela Ministra da Saúde, não tem havido qualquer informação para o CODU e SNS 24 no sentido de as grávidas serem encaminhadas para o hospital de Faro, continuando estas a serem encaminhadas e/ou a recorrer ao hospital de Portimão.
Entre outras situações constatamos:
• que nem sempre as escalas médicas são do conhecimento dos enfermeiros de alguns daqueles serviços e,
• que, na maioria das vezes, a informação do encerramento de serviços é feita “em cima da hora” obrigando a uma reorganização dos enfermeiros no sentido de transferirem as crianças, grávidas e puérperas internadas para o hospital de Faro.
O silêncio da administração da ULS e dos autarcas algarvios à situação de ausência, por períodos prolongados, de pediatras que determina o encerramento destes serviços, é ENSURDECEDOR e importa perguntar: A QUEM INTERESSA.
Aos pedidos de reunião dirigidos à administração da ULS para discutir o Regulamento da ULS, o suposto Plano de criação do Sistema Local de Saúde do Algarve acrescentamos mais um. O mesmo relativamente à AMAL. Vamos ainda pedir reuniões a todos os Presidentes de Câmaras do barlavento Algarvio e, finalmente, à Enfermeira Diretora da ULS.
Por: Sindicato dos Enfermeiros Portugueses