Os prédios alvo da atualização automática do Valor Patrimonial Tributário (VPT) pelo Fisco, no próximo ano, vão pagar mais imposto em 2024, devido à inflação. O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) vai subir 6,75% na habitação e 9% nos serviços, comércio e indústria.
Em causa está a portaria que atualiza os coeficientes de desvalorização da moeda de acordo com a inflação, que foi publicada esta quarta-feira, 8 de novembro, em Diário da República.
Segundo os cálculos do jornal ECO, que avança a notícia, os aumentos são de 6,75% na habitação e 9% nos serviços, comércio e indústria. No entanto, o agravamento do imposto só irá incidir sobre os imóveis cujo VPT seja objeto de avaliação em 2023 por via da “atualização trienal automática” prevista no Código do IMI.
“Independentemente de o proprietário pedir a atualização do VPT, a Autoridade Tributária procede à sua revisão de três em três anos. Assim, as casas para habitação e os prédios urbanos comerciais, industriais ou para serviços cuja última avaliação ocorreu em 2020 vão sofrer agora um aumento do imposto”, explica o fiscalista Ricardo Reis, da consultora Deloitte, à publicação.
Por: Idealista