A Freguesia de Ferreiras conta desde a passada sexta-feira, dia 15 de março, com mais um equipamento desportivo ao dispor da população.

Durante a manhã, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, vereadores, presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, o proponente do projeto de Requalificação do Polidesportivo, obra no âmbito do Orçamento Participativo de 2020, GNR, Autoridade Marítima, técnicos da autarquia, entre outras entidades, a que se juntaram vários populares reuniram-se no local, onde decorreu a cerimónia de inauguração do referido equipamento desportivo. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, destacou que se trata de mais um equipamento, cujas obras de melhoramento fazem parte da Estratégia do Município para vir a ser Cidade Europeia do desporto em 2026. 

A semana fechou de forma bastante positiva para a população de Ferreiras. A manhã da passada sexta-feira, dia 15 de março, começou com a inauguração das obras de Requalificação do Polidesportivo, localizado junto ao Bairro 17 de junho e à estação de Caminho-de-Ferro.

Trata-se de uma obra no âmbito do Orçamento Participativo de 2020, cuja intervenção consistiu no melhoramento do campo desportivo com substituição do piso, marcação das linhas desportivas e colocação de equipamentos que, a partir de agora, permitem a prática de três modalidades distintas: basquetebol, futsal e andebol. Foram, igualmente, executadas reparações diversas no exterior, que conferiram ao espaço um aspeto melhorado e convidativo ao convívio de jovens e residentes da zona que, para além da utilização do campo de jogos, pode aproveitar para se exercitar nos equipamentos de fitness instalados num espaço adjacente ao Polidesportivo. A intervenção envolveu um investimento 64. 117, 98 euros.

Após o descerramento da placa de inauguração, já no período dos discursos, o presidente da Câmara Municipal, frisou que se trata de mais um equipamento desportivo colocado ao dispor da população, o qual faz parte de uma estratégia mais alargada que integra, igualmente, as obras de requalificação do Polidesportivos do Ribeiro, junto ao Parque de Campismo de Albufeira, (inaugurado no passado dia 4), do Polidesportivo de Olhos de Água (inaugurado no dia 8) e do Polidesportivo da Quinta da Quinta da Palmeira, em Albufeira, que falta ainda inaugurar. José Carlos Rolo sublinhou que “a Estratégia Desportiva do Município tem vindo a ser trabalhada de modo a fortalecer a candidatura do Município a Cidade Europeia do Desporto em 2026”.

Relativamente à beneficiação do Polidesportivo de Ferreiras fez questão de frisar que o mais importante passa por criar condições para a promoção da prática desportiva o mais próximo possível da comunidade, das pessoas que vão utilizar as infraestruturas. A terminar a sua intervenção, o autarca deixou um apelo aos residentes da zona e à Junta de Freguesia de Ferreiras para que sejam uma espécie de “zeladores do espaço”, para que o mesmo permaneça bem cuidado e longe de ações de vandalismo.

António Colaço usou da palavra na qualidade de proponente do projeto, recordando “os tempos em andei por aqui a dar pontapés na bola, posteriormente, há sensivelmente 10 anos, a Junta de Freguesia de Ferreiras teve que promover a reabilitação do espaço, que uns anos depois estava completamente degradado e ao abandono. Esta situação foi muito difícil para mim, disse, por isso, hoje é um dia Feliz e por isso, também, “gostava que os jovens respeitassem e preservassem esta infraestrutura desportiva, para que daqui a 8 ou 10 anos não tenhamos que fazer novamente obras de requalificação”.

O presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, por sua vez, destacou que para além de se tratar de um equipamento destinado à prática desportiva, este é, também, um espaço de encontro e convívio das pessoas, que tem que ser mantido e preservado. Francisco Oliveira recordou, ainda, que “a Freguesia de Ferreiras tem uma enorme tradição a nível desportivo, tendo alcançado excelentes resultados que têm contribuído para levar o nome de Albufeira mais longe”.

Cristiano Cabrita, vice-presidente da autarquia com responsabilidade nas áreas do Desporto e do Orçamento Participativo, revelou estar muito feliz com a concretização de mais um projeto desportivo que “resultou de uma necessidade sentida por um munícipe de Ferreiras, revelando o sentido cívico da população, o seu contributo e vontade em colaborar na gestão do desenvolvimento do concelho”.