Com o objetivo de reforçar o seu compromisso no apoio à produção nacional, o Lidl lança a 2ª edição da iniciativa ‘Da Minha Terra’, dando a mais produtores portugueses a oportunidade de terem os seus produtos comercializados nas lojas Lidl, através da abertura de um canal direto por parte do retalhista a novos fornecedores. Esta 2ª edição traz também novidades relativamente às áreas de incidência abrangidas pela iniciativa, alargando a todas as categorias de produto, exceto frutas e legumes, onde o Lidl tem já em Portugal um leque de fornecedores significativo, com quem estabelece relações duradouras e de verdadeira confiança. De recordar que na 1ª edição da iniciativa a mesma abrangia as áreas de Charcutaria, Queijos, Doces e Bolos Secos.
Tendo sido lançada no final de setembro de 2020, na sequência do contexto provocado pela pandemia, que criou sérias dificuldades aos pequenos produtores, a iniciativa ‘Da Minha Terra’ apoiou na sua 1ª edição 35 produtores que se destacaram entre os cerca de 70 candidatos selecionados para participarem num formato de ‘pitch’, de um total de 180 candidaturas. Avaliando critérios como a qualidade e excelência dos produtos, e também a ambição de crescer e inovar, o Lidl selecionou 46 artigos destes produtores que estão a ser comercializados nas suas lojas, a nível regional ou nacional, desde maio deste ano, alargando assim a sua rede de fornecedores nacionais.
De acordo com os dados disponibilizados pelos novos fornecedores ao Lidl, para que o retalhista pudesse acompanhar de perto a evolução do programa e o seu impacto no negócio dos fornecedores, alguns dos novos produtores da 1ª edição, como a Casa Benjamim em Torres Vedras, a Liccicookies, em Trás-os-Montes ou a Casa Paixão em Serpa, aumentaram substancialmente a sua faturação, em mais de 400% cada uma. Outros aumentaram as compras de matérias-primas a fornecedores locais, em cerca de 25% em média no geral, permitindo melhorar também a economia regional. Houve ainda fornecedores que criaram novos postos de trabalho, tendo sido contratados em média, mais 42% de colaboradores no total das empresas. A entrada no Lidl através da iniciativa ‘Da Minha Terra’, permitiu ainda a algumas empresas proceder à ampliação das suas instalações como a Liccicookies ou a capacidade de iniciar um novo centro logístico capaz de gerir toda a produção e distribuição como no caso da Vale do Pavão. Para muitos dos novos fornecedores, o Lidl tornou-se o principal cliente, proporcionando igualmente o seu crescimento a nível regional ou nacional, bem como uma maior visibilidade dos seus negócios.
De acordo com Alexandra Borges, Diretora Geral de Compras do Lidl Portugal “É com grande satisfação que arrancamos para uma nova edição da iniciativa ‘Da Minha Terra’, prosseguindo com a nossa missão de apoiar os produtores nacionais. O feedback que temos obtido por parte dos fornecedores é bastante positivo e demonstrativo do impacto que este programa tem, não só nos seus negócios, mas também nas economias locais. Este ano damos um passo em frente e decidimos alargar a mais categorias de produtos, por forma a ajudar ainda mais produtores, de todas as regiões do país”.
Os produtores podem inscrever-se até ao próximo dia 31 de dezembro, no site do Lidl, e após uma primeira avaliação das candidaturas, tendo em conta os critérios definidos - capacidade de fornecimento de forma regular no mínimo de 50 lojas Lidl; possuir uma certificação de qualidade mínima HACCP (entre outras que tenham); identificar produtos com certificação DOP, IGP, ETG, entre outras; identificar se são empresa com Selo PME; qual a percentagem de matéria prima nacional no produto; capacidade de desenvolvimento de ‘caixas expositoras’ – e potencial dos produtos propostos, serão convidados, em fevereiro de 2022, para uma apresentação mais personalizada dos mesmos. Também os colaboradores do Lidl, à semelhança da 1ª edição, poderão sugerir internamente artigos regionais para estarem à venda nas lojas Lidl. Adicionalmente, serão selecionados aleatoriamente, para estarem presentes no Pitch Day que terá lugar em fevereiro, um colaborador por cada regional, que tenha sugerido artigos para este projeto.
Após este momento, seguir-se-á o teste e degustação dos produtos, bem como uma avaliação pormenorizada das potencialidades de cada produtor e respetivos artigos, que terão à venda os seus produtos a nível regional ou nacional, dependendo da capacidade de fornecimento do produtor e da aceitação por parte dos clientes.