Está terminada a XIII Grande Mostra de Vinhos de Portugal e o balanço dificilmente poderia ser mais positivo.

Personalidades reconhecidas ligadas ao mundo da gastronomia e dos vinhos, entidades oficiais, apreciadores e curiosos, muitos foram os que visitaram o Espaço Multiusos de Albufeira entre os dias 12 e 14 de abril. Três dias de casa cheia, muitas degustações e um público nacional e estrangeiro ávido de conhecer as produções aqui apresentadas. Mais de 700 referências foram dadas a conhecer, com destaque para os vinhos da região, cada vez mais procurados.

A organização estima que esta edição tenha ultrapassado os 10 mil visitantes, com o sábado,13 de abril, a registar a maior enchente de sempre do evento. O certame é cada vez mais procurado por um público estrangeiro residente ou visitante, atraído pelo crescente prestígio dos vinhos nacionais dentro e fora de portas.

Na sua 13ª edição, a Mostra voltou a incluir o Concurso de Vinhos de Portugal, iniciativa que atingiu a sua 9ª edição. As provas decorreram nos dias 6 e 7 de abril, tendo os prémios sido atribuídos no jantar oficial que decorreu no dia 12 de abril, no Nau Salgados São Rafael, em evento que coincidiu com a comemoração do 17º aniversário da Confraria do Bacchus de Albufeira.  

A edição 2024 do Concurso de Vinhos contou com um total de 120 vinhos a concurso, tendo sido atribuídas 30 medalhas: 4 Excelência, 15 Ouro e 11 Prata. Os produtores algarvios tiveram uma prestação muito positiva, com um total de 10 distinções, números que confirmam a evolução positiva do setor em toda a região, assim como a qualidade crescente dos néctares algarvios.

A Confraria do Bacchus de Albufeira é a organizadora deste evento desde a primeira edição, contando com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira, parceiro fundamental para a viabilização do certame, mas também da Comissão Vitivinícola do Algarve, da Região de Turismo do Algarve, da APAL - Agência de Promoção de Albufeira e da Federação das Confrarias Báquicas de Portugal. 

A Grande Mostra de Vinho de Portugal promete voltar em 2025 com várias novidades, mantendo-se como uma proposta a ter em conta para quem procura descobrir alguns dos maiores “segredos” dos vinhos portugueses. 

 

Malha