Albufeira acolhe o Campeonato AS Nacional Juniores & Campeonato Nacional Equipas Juniores de Judo 2024, nos próximos dias 2 e 3 de março, no Pavilhão Municipal.

O primeiro fim-de-semana de março fica marcado pela presença de 450 judocas, de 700 clubes provenientes de vários pontos do país que, durante dois dias, competem para alcançar os melhores lugares do pódio. O evento é organizado pela Federação Portuguesa de Judo, com o apoio do Município de Albufeira, Associação Distrital de Judo do Algarve e Instituto Português do Desporto e Juventude.

São cerca de 450, os atletas que, nos próximos dias 2 e 3 de março, marcam presença no Campeonato Nacional Juniores e Nacional Equipas Juniores de Judo. A competição, organizada pela Federação Portuguesa de Judo com o apoio do Município de Albufeira, Associação Distrital de Judo do Algarve e Instituto Português do Desporto e Juventude, realiza-se no Pavilhão Municipal de Albufeira, a partir das 10h00.

Em competição vão estar 700 clubes de Portugal Continental e Ilhas, distribuídos pelas várias categorias de peso, nomeadamente, -60 kg, -66 kg, -73 kg, -81kg, -90 kg, -100 kg, +100 kg (masculino) e -48 kg, -52 kg, -57 kg, -63 kg, -70 kg, -78 kg e +78 kg (feminino).

Por Albufeira concorrem a um lugar no pódio Luan Abib, Rodrigo Neto, Daniel Kulish e Bárbara Soledade, na prova individual e, na prova por equipas, Danilo Storozhuk, Luan Abib e Rodrigo Neto, atletas do Clube Desportivo Areias de São João.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, afirma que esta “é mais uma demonstração clara do apoio e investimento do Município no Desporto”. O autarca sublinha a importância do desporto a nível competitivo, com as equipas a esforçarem-se para alcançarem bons resultados e, com isso, a contribuírem para levar o nome de Albufeira mais longe, mas também ao nível das camadas de formação e da atividade desportiva informal “como forma de promoção da cidadania, do espirito de equipa e da disciplina, contribuindo para a formação de uma sociedade mais equilibrada e inclusiva”.

Cristiano Cabrita, vice-presidente da autarquia e responsável pelos pelouros do Desporto e Juventude, acrescenta que “Albufeira continua a demonstrar ter condições para receber grandes eventos desportivos a nível nacional e internacional, o que nos posiciona numa situação confortável para sermos Cidade Europeia do Desporto em 2026”. O autarca faz ainda questão de frisar a importância de acolher este tipo de eventos durante a época baixa, o que ajuda a dinamizar a economia local e, simultaneamente, é uma aposta forte no Turismo Desportivo, uma vez que os atletas para além das equipas técnicas, vêm normalmente acompanhados de familiares e amigos que aproveitam para conhecer o concelho.  

Refira-se que o Campeonato vai ser transmitido pela RTP, no programa Desporto 2, podendo também ser acompanhado em direto no canal de Youtube da Federação Portuguesa de Judo em https://www.youtube.com/@FedPortJudo.