É apresentado esta terça-feira, 10 de dezembro, pelas 18h30, no Palácio Gama Lobo, em Loulé, o multipremiado livro «Mar de Aral».

Da autoria do louletano José Carlos Fernandes e Roberto Gomes, “Mar de Aral” é assumidamente um dos mais importantes lançamentos de banda desenhada do ano no nosso país. Marca o regresso (mesmo que temporário) de José Carlos Fernandes à BD, depois de um intervalo de anos. Produzido ao longo de alguns anos em estreita colaboração com o desenhador Roberto Gomes (que foi aluno de José Carlos Fernandes num curso de BD que este ministrou), vê agora finalmente a luz do dia numa edição muito cuidada, apoiada pela Câmara de Loulé, e que representa também um marco na internacionalização da BD portuguesa, já que saiu também simultaneamente em cinco línguas: para além do português, em castelhano e basco (pela Harriet Ediciones), em francês (pelas Éditions du Long-Bec) e em polaco  (pela Timof Comics).

“Mar de Aral” foi o sucesso crítico do ano: nomeado para todas as categorias dos dois grandes grupos de prémios que se atribuem em Portugal - os Galardões de BD e os Prémios Nacionais de BD (PNBD) -, foi o vencedor absoluto dos Galardões (Melhor Argumento, Melhor Desenho e Melhor Álbum Português do Ano), e o grande vencedor dos PNBD, onde foi distinguido com Melhor Argumento e Melhor Álbum do ano. Os Galardões BD são atribuídos pela Comic Con Portugal e incluem um prémio monetário no valor de 2000€, sendo escolhidos (em duas fases) por um júri extenso de profissionais da área em votação secreta; os PNBD, atribuídos pelo Festival Amadora BD, têm os seus nomeados pré-selecionados por um pequeno júri inicial, e são depois votados por um júri ligeiramente mais alargado.

 

Por: CML/GAP /RP