O ponto alto das comemorações acontecerá pelas 15h00 de amanhã, 1 de novembro, com a inauguração da estátua de homenagem a José Vila.

A Mexilhoeira Grande assinala 25 anos de elevação à categoria de vila nos dias 1 e 2 de novembro com um programa que inclui várias atividades desportivas, culturais e populares.

As atividades começam pela manhã do feriado de 1 de novembro, com dois passeios de bicicleta em família, ambos tendo como ponto de encontro o adro da Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande.

O momento alto das comemorações acontecerá pelas 15h00 desta sexta-feira no Largo António Pedro S. Martins, quando for homenageado com uma estátua o artista plástico José Vila (1944 – 2021), figura emblemática da restauração algarvia.

A estátua, feita em fibra de vidro pelo escultor Leonel Moura através de impressão 3D, terá o tamanho real de José Vila e vai ser colocada na Mexilhoeira Grande, terra onde nasceu, junto ao restaurante que o tornou famoso e que tanto contribuiu para a valorização do Algarve e fruição gastronómica de tantos.

José Duarte Martins da Silva, conhecido como Vila, era cozinheiro e pintor. Em 1981, criou com o amigo José Lisa o restaurante “Vila Lisa”, uma adega que passou a ter fama depois de Miguel Esteves Cardoso ter feito os primeiros elogios públicos.

Tornou-se ponto de encontro no verão para artistas, políticos e intelectuais, e por aí passaram figuras como Mário Soares, Miguel Esteves Cardoso, António-Pedro Vasconcelos, Miguel Sousa Tavares, Carlos do Carmo e Zita Seabra, ou os atores Tony Soprano, Robert De Niro e James Gandolfini, entre muitos outros que ajudaram a criar uma mística muito própria.

 

Petiscos e música popular

Ao longo da tarde de 1 de novembro, o adro da Igreja da Mexilhoeira Grande recebe o tradicional magusto popular, este ano sob o formato de ‘sunset’ com Dj M. Lopes, não faltando as barraquinhas de comes e bebes e de artesanato, que marcam a forte componente do associativismo local.

A animação musical estará a cargo de André Gonçalves, de Tanya, do DJ M. Lopes e da dupla Paula & José Vicente.

 

PROGRAMA:

1 de novembro      

Adro da Igreja da Mexilhoeira Grande

 9h30 – Passeio de bicicleta “Volta Freguesia” – Pais & Filhos - 30 Km*

 9h30 – Passeio de Bicicleta “Visita aos Parques Infantis da Figueira e Mexilhoeira Grande” - Pais & Filhos – 3,5 Km*

(Inscrições obrigatórias - 282968225) | (Tic Tac Bike Tour fornece bicicletas a quem necessitar)

14h30 - Passeio pela vila, organizado pela Associação das Rodas Clássicas da Figueira

15h00 – Inauguração da estátua de homenagem a José Vila – Largo António Pedro S. Martins

16h00 – Magusto ‘sunset’ com DJ M. Lopes

19h30 – Animação musical com André Gonçalves

 22h00 – Espetáculo musical com Tanya

 

2 de novembro

Adro da Igreja da Mexilhoeira Grande

17h00 – Animação musical com DJ M. Lopes

20h00 – Animação musical com Paula e José Vicente

 

As comemorações do 25º aniversário de elevação da Mexilhoeira Grande à categoria de vila são organizadas pela Freguesia local, com apoio da Câmara Municipal de Portimão, do MGFC, do CIRM e do Tic Tac Bike Tour.

 

Mexilhoeira Grande e seus encantos

A 8 km de Portimão e localizada no alto de uma charneca, a Mexilhoeira Grande é a maior e mais rural das freguesias do concelho, com uma área de 91,4Km², sendo tocada a sul pela Ria de Alvor e a norte pela serra, ladeada a este pela ribeira do Farelo e a oeste pela ribeira do Arão.

Apesar de vocacionada para a agricultura, tem o seu nome relacionado com o mar, que herdou do mexilhão das águas da Ria de Alvor, as quais se estendiam quase até às suas portas. Nos montes ou entre os vales, que espreitam e conduzem para a ria, sob o olhar da vila e das aldeias, há toda uma riqueza para apreciar: da cultura ao desporto, da doçaria à produção de mel e medronho, do património à natureza.