A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, inaugura no próximo sábado, dia 21 de outubro, pelas 14h30, o Passadiço do Barranco do Demo, em Alferce (Monchique),

sendo acompanhada neste ato por Paulo Alves, Presidente da Câmara Municipal de Monchique, José Manuel Gonçalves, Presidente da Junta de Freguesia do Alferce, José Apolinário, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I. P. e da Comissão Diretiva do Programa Regional ALGARVE 2030.

Cofinanciado pelos Fundos Europeus geridos na Região, o Passadiço do Barranco do Demo (VÍDEO) está integrado no projeto de Valorização e Musealização do Castelo de Alferce, uma iniciativa da Freguesia do Alferce, com o apoio do Município de Monchique e do Programa Regional ALGARVE 2030, no âmbito do Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE).

Este projeto dotou a Freguesia de Alferce, território serrano no Concelho de Monchique, de um novo polo de atração turística como complemento à oferta de atividades e elementos de interesse para melhor conhecimento do território em causa, contribuindo para a fixação de população e combater o despovoamento humano, valorizar o património cultural material e imaterial e incutir nos jovens, nos idosos e na população em geral a sensibilização e o conhecimento sobre o património histórico-arqueológico e natural da freguesia.

 

MANHÃ NO MUNICÍPIO DE SILVES

Durante a manhã, a partir das 11 horas, a Ministra da Coesão Territorial, acompanhada pela Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, e pelo Presidente da CCDR Algarve, visita as obras da Escola Básica do 1.º Ciclo de Alcantarilha, alvo de remodelação e ampliação com apoios do Fundos Europeus. Após a intervenção, o equipamento escolar terá capacidade para 100 alunos e melhores condições para alunos, professores e funcionários.

Após esta visita, a Ministra da Coesão Territorial desloca-se às obras em curso na Ciclovia / Ecovia de Silves (troço Armação de Pêra – Salgados), o qual está incluído na operação Ciclovia / Ecovia do Litoral Sul, onde também está prevista a beneficiação dos troços de Tavira: Troços TV1 (Limite Concelho - Tavira poente), TV3 (Tavira - Cabanas) e TV5 (Cabanas - Limite Concelho nascente).

Integrada no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS), na tipologia "Construção de ciclovias ou vias pedonais, a intervenção no Concelho de Silves, engloba um troço rural-natural ao longo da Praia Grande de Pêra, que se inicia na ponta nascente da malha urbana, e atravessa a Ribeira de Alcantarilha, vindo a unir-se com o passadiço existente na Lagoa dos Salgados, numa extensão de 3,40 Kms.

Este troço desenvolve-se em passadiço paralelamente ao cordão dunar, fazendo a ligação do concelho de Albufeira com a Vila de Armação de Pêra, potenciando um encurtamento de tempo que pode captar deslocações diárias para o modo ciclável de trabalhadores residentes nestas zonas turísticas de ambos os concelhos e será um marco na eliminação de pontos de acumulação de acidentes que envolvem peões e ciclistas.

 

Consulte estes e outros projetos aprovados no âmbito do Programa Regional do ALGARVE, com o apoio dos Fundos Europeus geridos na Região.

 

Por: CCDR Algarve