A atuação do Município de Monchique é norteada por uma estratégia e princípios de desenvolvimento sustentável, em articulação com as Diretivas Comunitárias e Estratégias Nacionais em matérias de gestão de resíduos, promovendo uma atividade de interesse público.

Neste contexto, os biorresíduos representam um papel fundamental no sistema global da gestão de resíduos, quer pelas elevadas quantidades que são produzidas anualmente, mas também pelo seu potencial de valorização e reintegração na economia.

No âmbito do programa da RecolhaBio - Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos, esta autarquia desenvolveu a melhor estratégia para a gestão dos biorresíduos produzidos no concelho, considerando as suas características demográficas e geográficas.

Essa estratégia assenta na recolha na origem e na produção de composto, quer através de soluções individuais ou comunitárias.

 

Pretende-se com este projeto:

a) aproveitar localmente os biorresíduos produzidos (compostagem doméstica; compostagem comunitária);

b) disponibilizar uma rede de recolha seletiva de biorresíduos;

c) produzir composto localmente, induzindo o envolvimento da comunidade.

 

Para tal, o Município irá fornecer gratuitamente 1000 baldes de 7l para uso doméstico e 200 compostores domésticos, ambos mediante inscrição.

Os equipamentos ficarão disponíveis a partir de dia 27 de janeiro, nas juntas de freguesia e nos armazéns municipais (realça-se que apenas para os munícipes inscritos).

A inscrição pode ser feita on-line (no site do município) ou presencial (nas juntas de freguesia ou no balcão único), ou ainda através do telefone 282 910 200.

 

Paralelamente estão disponíveis 6 compostores comunitários (que irão entrar em funcionamento nessa data), nos seguintes locais:

Alferce – junto ao Polidesportivo;

Marmelete – em frente ao Lar;

Monchique – S. Pedro, estacionamento Mercado Municipal, Ceiceira e S. Roque.

 

A campanha “SOBRA ALIMENTAR: TEM + PARA DAR!” conta com sensibilização nas escolas e sessões de formação/esclarecimento para a população sobre metodologia, rotinas e benefícios da compostagem doméstica (com disponibilização gratuita de compostores domésticos e baldes, para utilização de compostores comunitários, aos munícipes aderentes), tendo em vista as metas preconizadas para o país no PERSU 2020/2020+.