O Município de Albufeira inaugurou, no passado dia 4 de março, uma nova rotunda na Guia. A obra, que foi adjudicada por aproximadamente 170 mil euros, foi construída numa das estradas mais movimentadas da povoação, no sentido de quem circula da zona do Páteo (Albufeira) em direção ao centro da localidade.

“A construção da nova rotunda, que  apresenta um arranjo paisagístico inspirado nas ondas do mar e nas alterações climáticas, contribui para melhorar a mobilidade e a segurança de automobilistas e peões”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo.

O concelho de Albufeira, mais concretamente a Freguesia da Guia, viu melhoradas as condições de mobilidade e segurança numa das artérias mais movimentadas da povoação graças à inauguração de uma nova rotunda, situada estrategicamente numa das entradas da povoação. Com um investimento na ordem dos 170 mil euros, para além do objetivo de melhorar a mobilidade na zona, a obra apresenta uma abordagem inovadora no âmbito do embelezamento urbano, com um arranjo paisagístico inspirado nas ondas do mar e nas alterações climáticas.

A construção, concluída no prazo de 90 dias, abrange uma área de aproximadamente 1.500 metros quadrados. Com a construção desta nova infraestrutura rodoviária, a autarquia pretende promover a fluidez do trânsito e o melhoramento da segurança dos automobilistas e a renovação da rede pluvial da localidade.

O destaque da nova rotunda reside no seu projeto paisagístico, concebido pela equipa de arquitetura paisagista da Divisão de Higiene Urbana e Espaços Verdes do Município. Inspirado nas ondas do mar e na necessidade de adaptação às mudanças climáticas, o projeto apresenta quatro áreas plantadas e uma zona de estadia, localizada num pequeno terreno livre entre o passeio da Rua do Mercado e o passeio da Rua das Escolas.

Adicionalmente, a obra considerou outros aspetos, como a disposição dos resíduos sólidos e a  instalação de novas ilhas ecológicas no local.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, afirma que “esta é uma rotunda que vem beneficiar a questão da mobilidade, visto que é uma zona bastante conflituosa, devido ao tráfego que existe nesta estrada”. O autarca destaca que a construção da obra evidencia o empenho da autarquia em promover a segurança, a sustentabilidade e a qualidade de vida da comunidade local. O edil concluiu a sua intervenção frisando que “O município continua a apostar fortemente nestes investimentos, pois o que nos interessa no fundo é melhorar a segurança dos nossos automobilistas e dos nossos peões.”

Francisco Oliveira, presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, reforçou que “esta é mais uma obra contemplada na estratégia definida pela autarquia para melhorar as acessibilidades e reduzir a sinistralidade no concelho.”

Refira-se que a inauguração desta rotunda deixa uma marca a nível arquitetónico, mas significa, igualmente, um passo em direção a uma comunidade mais sustentável e resiliente, onde a beleza paisagística se une à funcionalidade urbana.