O Município de Albufeira associa-se às comemorações do Dia do Doente Coronário, que se celebra anualmente a 14 de fevereiro, com a organização de uma semana de palestras, que estão a decorrer desde o dia 15 de fevereiro e prolongam-se até ao próximo dia 25, no espaço «Albufeira com Coração», na Rua António Aleixo, n.º 22.

Para o efeito foram convidados diversos especialistas para, ao longo dos cinco dias, falarem sobre colesterol, nutrição funcional, como fazer as melhores escolhas na aquisição de produtos alimentares, hipertensão, sedentarismo, as receitas e estratégias alimentares amigas do coração, entre outras iniciativas. Refira-se que a data foi institucionalizada pela Fundação Portuguesa de Cardiologia e comemora-se em todos os países da União Europeia. O presidente da Câmara Municipal destaca a importância do evento, considerando que “a doença coronária está entre as principais causas de morte em Portugal”.

O ciclo de palestras para assinalar e refletir sobre as principais questões ligadas à Doença Coronária realiza-se durante uma semana. As primeiras duas sessões decorreram nos dias 15 e 17 de fevereiro e as seguintes realizam-se nos próximos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, no espaço “Albufeira com Coração”, na Rua António Aleixo, n.º 22, com a participação de diversos especialistas na área.

“Colesterol: será mesmo o inimigo?” foi o tema em destaque no dia 15 de fevereiro.  A palestra esteve a cargo de Ana Rita Horta (nutricionista funcional). Seguiu-se um breve momento de relaxamento sob a orientação de Cláudia Cavaco (professora).

No dia 17, o programa começou com o tema “Vai ao supermercado? Aprenda a fazer as melhores escolhas para o seu coração”, palestra que a nutricionista Ana Rita Horta completou com uma atividade prática para melhor entendimento da questão.

O terceiro dia de palestras, 23 (sexta-feira), tem início às 18h15, e é dedicado à temática “Como controlar a hipertensão através da alimentação”. Para além de Ana Rita Horta, o programa conta com a presença da cardiologista Adriana Costa.

Sábado, dia 24, é dedicado ao “Sedentarismo: o Grande Inimigo do Coração”. A palestra começa às 16h15 com a nutricionista Ana Rita Horta e prossegue, às 17h15, com a atividade “Corpo Mente” conduzida pela instrutora Zélia Machado.

No último dia do evento, dia 25 (domingo) vai-se falar e experimentar “Receitas e estratégias alimentares amigas do coração”. Às 16h15, Ana Rita Horta dá início à palestra que será completada por uma demonstração prática.

No final do programa, durante os cinco dias do evento, os participantes foram convidados para a degustação de um lanche saudável.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira destaca a importância deste ciclo de palestras, à semelhança do que ocorreu no ano passado no âmbito do Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudável. “É urgente tomarmos consciência do problema a nível individual e como comunidade, mudar comportamentos e estar atentos aos sintomas da doença”, frisou.

Recorde-se que em Portugal a doença coronária é uma das patologias cardiovasculares mais frequentes, sendo uma das principais causas de morte prematura, provocando limitações físicas e perda de qualidade de vida nas pessoas afetadas.

José Carlos Rolo realça que “para além do tratamento atempado da doença, é importante saber reconhecer os fatores de risco e agir preventivamente, através da eliminação dos hábitos tabágicos, adoção de uma dieta saudável, prática regular de exercício físico, entre outros fatores importantes, que serão devidamente esclarecidos ao longo desta semana de palestras”.