A construção e requalificação de equipamentos desportivos é uma das prioridades do Município de Albufeira, com vista a proporcionar todas as condições à prática desportiva dos clubes do concelho, bem como a receber grandes eventos a nível nacional e internacional.

Hoje, dia 4 de março, foi a vez de se proceder à inauguração da Requalificação do Polidesportivo do Parque do Ribeiro, empreitada que envolveu um investimento superior a 55 mil euros. A intervenção, que dotou a infraestrutura de todas as condições a nível funcional e de segurança, permitiu converter o equipamento num espaço compatível com a prática de basquetebol, voleibol e ténis. O presidente da Câmara Municipal afirmou que “a requalificação da infraestrutura, juntamente com a organização de eventos desportivos ao longo de todo o ano, demonstra o empenho do Executivo em tornar-se Cidade Europeia do Desporto em 2026”.

O Município de Albufeira tem levado a cabo diversas empreitadas de requalificação dos espaços desportivo do concelho ao longo dos últimos meses. Durante a manhã de ontem, dia 4 de março, a autarquia inaugurou a Requalificação do Polidesportivo do Parque do Ribeiro, numa das entradas principais da cidade, junto ao Parque de Campismo de Albufeira.

Devido à degradação do pavimento à superfície foi necessário aplicar uma camada de slurry negro (espécie de autonivelante), com maior incidência nas zonas de maior depressão (abatimentos) e, posteriormente, três camadas de resina acrílica (tapa poros, base e acabamentos). Posteriormente foram pintadas as linhas desportivas e convertido o espaço em dois campos de basquetebol 3x3, um campo de ténis e um campo de voleibol, todos com as dimensões oficiais.

Foram, igualmente, aplicadas duas tabelas de basquetebol e dois postes adequados à prática de voleibol e de ténis, os quais podem ser utilizados nas duas modalidades desportivas sem necessidade de serem removidos. Os muros levaram um tratamento especial que permite a sua longevidade, foram colocados assentos nas bancadas e melhorada a vedação envolvente, referiu a técnica da autarquia responsável pelo acompanhamento da obra.

A autarquia investiu mais de 55 mil euros na requalificação desta infraestrutura, o que permitiu dotar o espaço de novas funcionalidades.

“Ganha-se um novo espaço desportivo por se trabalhar com foco bem definido”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal reforçando, uma vez mais, a intenção e o esforço do Executivo em conquistar o título de Cidade Europeia do Desporto em 2026. José Carlos Rolo explicou que “esta requalificação faz parte da estratégia da autarquia em desenvolver espaços desportivos de utilização espontânea e esporádica, com muita versatilidade e que representam investimentos com forte impacto no futuro e na comunidade”.

Francisco Oliveira, presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, referiu que “este vai ser mais um espaço que tem por objetivo favorecer a prática desportiva no concelho, num local ao ar livre e com impacto bastante positivo para os albufeirenses”.

Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira responsável pela área do Desporto, frisa, a propósito da inauguração do equipamento, que “a utilização do Polidesportivo do Parque do Ribeiro é gratuita e compreende algumas regras de utilização, nomeadamente o dever de preservar e deixar o espaço como se encontrava, bem como a proibição de outras atividades desportivas que não sejam o basquetebol, ténis e voleibol”. Trata-se de um investimento importante para benefício de todos que é necessário estimar e preservar, reiterou.