O Município de Lagoa iniciou a obra de substituição da terceira conduta adutora, em menos de 15 dias, desta feita trata-se de uma das principais condutas de distribuição de água no concelho, Cerca da Lapa – Sesmarias, e, provavelmente, aquela que mais problemas tem apresentado ao longo dos anos.

O Município de Lagoa iniciou a substituição da conduta adutora Cerca da Lapa – Sesmarias, num investimento de cerca de 1 milhão e 200 mil euros, numa intervenção com mais de 4 quilómetros de extensão.  Para além da substituição da conduta adutora, esta empreitada inclui a pavimentação total da via, desde o Parque Empresarial de Lagoa até ao Reservatório das Sesmarias.

Esta é mais uma obra estrutural na resposta à poupança de água, através da renovação da rede de abastecimento de água do concelho, num investimento que muito contribuirá para a redução das perdas de água no concelho, bem como na resolução dos problemas que a rede de abastecimento de água apresenta naquela zona do concelho.

Com a renovação de várias condutas adutoras do concelho, bem como a implementação das Zonas de Medição e Controlo (ZMC´S), o concelho de Lagoa ficará mais bem preparado para responder às necessidades da população e prestar um serviço de maior qualidade a quem nos visita.

Desta forma, encontram-se a decorrer a substituição da conduta adutora Lagoa – Estômbar – Calvário, a conduta adutora Cerca da Lapa – Moinhos – Vale de Milho, a conduta adutora Cerca da Lapa - Sesmarias e a implementação de ZMC´S, num total de investimento que, em dois anos, já ultrapassa os 5 milhões de euros, com o objetivo de promover a eficiência dos recursos ambientais, designadamente água e energia.

“A substituição das principais condutas adutoras da rede de abastecimento de água do concelho era e continua a ser a nossa prioridade. Fizemos um estudo para perceber quais eram as principais carências do nosso sistema de distribuição de água e estamos no terreno a trabalhar para melhorá-lo” afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.