Atribuídos apoios da 4.ª edição do Programa de Apoio ao arrendamento do Município de São Brás de Alportel. A formalização teve lugar a 21 de março, com efeitos retroativos ao início do ano de 2024

O Programa de Apoio ao Arrendamento é uma medida social lançada em 2020, que já permitiu atribuir 160 apoios a famílias são-brasenses, que enfrentam maiores dificuldades a pagar a renda das suas casas.

Consciente da dificuldade crescente e generalizada em todo o país, no acesso à habitação, o Município tem procurado dar resposta a esta problemática com a criação de medidas concretas, de que é exemplo o Programa Municipal de Apoio Arrendamento, que consiste na atribuição de um apoio monetário mensal para apoiar os agregados familiares em situação de vulnerabilidade no pagamento da renda de casa.

A assinatura de um conjunto de novos termos de aceitação das condições dos apoios decorreu a 21 de março, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Importa referir que apesar dos 45 apoios previstos pelo Município para este ano, até ao momento foram aprovadas 24 candidaturas, existindo a possibilidade, prevista pela Câmara Municipal, de atribuir mais apoios, ao longo do ano, caso surjam candidaturas que reúnam as condições e critérios necessários.

Os agregados familiares em dificuldades devem contactar os Serviços Sociais do Município, localizados no Centro de Apoio à Comunidade, para apresentar a sua candidatura.

Recorde-se que a par deste programa, o Município de São Brás de Alportel lançou, também em 2020, o Programa de Apoio ao Arrendamento Jovem, uma nova resposta social promotora do acesso à habitação, adequada às necessidades de jovens famílias.

Um programa que já totalizou, até ao momento, 17 apoios.

Este é mais um passo na concretização das políticas municipais de habitação apoio às famílias são-brasenses.

O Município está fortemente empenhado na execução da Estratégia Local de Habitação.