A Universidade do Algarve (UALg) acolheu a realização de um inovador workshop na área da Inteligência Artificial (IA) aplicada ao controlo alimentar.

Intitulado “Deep Learning for NIR Chemometrics”, o workshop levou à UAlg nove especialistas internacionais e cerca de 40 participantes que discutiram o estado da arte e definiram novas áreas de investigação, numa inciativa que uma vez mais contou com forte empenho do cientista e investigador são-brasense Dário Passos.

O workshop realizado a 21 de março nasce do envolvimento conjunto entre o Centro de Eletrónica, Optoelectrónica e Telecomunicações (CEOT) da Universidade do Algarve e a ação COST sensorFINT , tendo contado com o apoio do Município de São Brás de Alportel com o intuito de apoiar iniciativas de investigação com impacto no desenvolvimento tecnológico e inovação da região do Algarve.

A SensorFINT, uma iniciativa europeia de vanguarda, promove a integridade alimentar através da inovação tecnológica de sensores espectroscópicos, como Espectroscopia de Infravermelhos (NIR), Fluorescência, Raman e imagem hiperespectral.

Estas tecnologias permitem análises rápidas, seguras e não destrutivas de múltiplos parâmetros em diversos produtos alimentares, representando um avanço significativo na segurança e qualidade dos alimentos, ao mesmo tempo que assegura uma redução do desperdício alimentar.

Os objetivos desta ação europeia passam por desenvolver uma rede alargada de investigadores e pelo desenvolvimento, formação e transferência de tecnologias no âmbito dos Sensores Espectroscópicos Não Destrutivos (NDSS).

O WG3, grupo de trabalho dedicado ao estudo de novos algoritmos matemáticos e métodos de processamento de dados NDSS em tempo real, tem vindo a explorar a aplicação de técnicas de aprendizagem profunda (Deep Learning) nesta área.

Já o Centro de Eletrónica, Optoelectrónica e Telecomunicações (CEOT) da Universidade do Algarve, coorganizador do workshop, desenvolve investigação nesta área há diversos anos e tem sido pioneiro na aplicação de algoritmos de IA a dados espectroscópicos NIR. A Quimiometria NIR é uma das áreas do CEOT com maior projeção ao nível europeu, o que faz do Centro o anfitrião deste evento que também demonstra o compromisso do CEOT com o desenvolvimento tecnológico e a adoção de novas metodologias digitais na região do Algarve.