O trabalho literário “Uma dança entre amigos” de Marta Nascimento conquistou o primeiro lugar, enquanto “Da Rivalidade à Enpatia” de Ana Serralheira alcançou o segundo lugar e “Um sonho destruído” de Cristiana Veríssimo arrebatou o terceiro prémio. Uma surpreendente tripla vitória que deixou rendido o município de São Brás de Alportel.
O Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto”, já na sua décima segunda edição, é uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) e conta com o apoio do jornal desportivo A Bola, da Direção-Geral da Educação, através do programa Desporto Escolar, da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), da Fundação do Desporto (FD), da Direção Regional do Desporto da Região Autónoma dos Açores e da Direção Regional do Desporto da Região Autónoma da Madeira.
Estimular a produção de trabalhos escritos, subordinados ao tema da ética no desporto, por parte dos estudantes do ensino secundário e do ensino profissional, é o objetivo deste Concurso Literário, que muito contribui para a educação cívica.
Reconhecendo que os resultados deste concurso contemplam aqueles que apresentam melhor qualidade literária, criatividade e inovação e que constituem um exemplo maior para toda a comunidade são-brasense e em particular para os jovens, dignificando o nosso município, o executivo municipal são-brasense aprovou por unanimidade, em reunião de Câmara realizada a 4 de junho, a atribuição de um voto de louvor a Marta Nascimento, Ana Rita Serranheira e Cristiana Veríssimo, assim como aos professores envolvidos e à direção do Agrupamento de Escolas AEJBV. no espaço Memória da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.