A autarquia de Vila Real de Santo António encontra-se a reparar, esta segunda-feira, todos os danos causados pela intempérie (reparação de estradas e limpeza geral de sumidouros por acumulação dos detritos da tempestade) que, no passado sábado, se abateu sobre o concelho e registou valores recordes de precipitação em apenas meia hora, com queda de granizo associada.

Ao longo do dia de sábado, a estação meteorológica de VRSA registou uma precipitação de 61,4 mm, um dos valores mais elevados do Algarve e do país no dia 11 de fevereiro, situação anormal que provocou diversas acumulações de água em algumas artérias de Vila Real de Santo António e de Monte Gordo.

Apesar do cenário adverso e atípico para esta zona do Algarve, não houve habitações em risco, fruto do trabalho desenvolvido pela autarquia de VRSA nos últimos 12 anos, nomeadamente em obras de instalação de redes pluviais na zona do Sertão de Monte Gordo.

As situações mais problemáticas registaram-se na entrada de Vila Real de Santo António, na Avenida dos Bombeiros Portugueses, onde se verifica a ausência de redes pluviais (situação herdada do anterior executivo), bem como na zona do Centro de Saúde de Monte Gordo, onde o município só interveio ao nível do saneamento.

Para esta situação, terá também contribuído a acumulação de gelo nos sumidouros e sarjetas, fator que dificultou momentaneamente a drenagem de água na cidade, associada a uma situação de preia-mar.

Da mesma forma, a autarquia de VRSA presta uma homenagem a todas as forças da Proteção Civil Municipal, dos funcionários da Câmara Municipal e da VRSA SGU, dos bombeiros e das forças de segurança que responderam prontamente a todos os pedidos de ajuda e informação durante todo o fim de semana.

Por: CM VRSA