É comum os recém-nascidos adormecerem durante ou após amamentação, o que leva frequentemente os pais a questionarem se será motivo de preocupação, já que tantas vezes se ouve dizer que pode impactar a rotina de sono do bebé.

Este será um dos temas em destaque nas Conversas com Barriguinhas, que decorre online no dia 3 de abril, pelas 21h00.

Adormecer na mama da mãe pode trazer conforto e satisfação ao bebé. Quando tal acontece, a hormona responsável pela produção do leite aumenta, assim como a melatonina, que contribui para o ciclo de sono e alimentação do bebé, promovendo um sono mais tranquilo e relaxado no bebé. A psicóloga pediátrica da ForBabiesBrain, Clementina Almeida, vai aprofundar de que forma o ato de adormecer na mama promove a saúde emocional do bebé, fazendo o sentir mais seguro e calmo, mas também esclarecer se, em determinadas circunstâncias, pode ser motivo de preocupação.

Já Sofia Soares, osteopata especialista em pediatria, da Fisiokids, vai abordar a importância de uma avaliação osteopática nos bebés após diferentes tipos de parto. Esta avaliação é essencial uma vez que, independentemente do tipo de parto a que foi sujeito, o bebé, durante o período de expulsão, sofre sempre de pressões que podem causar dores e desconfortos desde o seu nascimento.

Por fim, a conselheira em células estaminais da Crioestaminal Joana Gomes vai dar a conhecer os benefícios de guardar estas células presentes no cordão umbilical, assim como os avanços científicos registados nas últimas décadas associados à utilização destas células no tratamento de mais de 90 doenças, entre as quais cancros do sangue e perturbações do espectro do autismo.

Uma das grávidas participantes nas sessões de abril vai ainda receber um conjunto de produtos de puericultura. As inscrições estão disponíveis na plataforma.

 

BCW-Global