Apesar de as circunstâncias não serem fáceis, há hábitos fundamentais para uma boa higiene de sono e que promovem o descanso.

Por estes dias a incerteza e ausência de rotinas podem tornar as noites mais difíceis. Há quem tenha grandes dificuldades em adormecer, manter um sono profundo e tranquilo, e até quem acorde muitas vezes assustado e angustiado com pesadelos por causa do coronavírus. Uma situação normal, segundos os especialistas, uma vez que estamos a atravessar momentos de grande ansiedade e stress.

Além da preocupação com a situação em que vivemos, acresce não sabermos quando terminará, ou como estará a nossa vida quando acabar. O truque, embora não seja nada simples, passa por tentar recuperar e manter alguns hábitos saudáveis, para um boa higiene do sono.

Apesar de as circunstâncias não serem fáceis, há coisas que podem mesmo facilitar o nosso descanso. A neurologista Milagros Marino, membro do comité científico da Sociedade Espanhola do Sono, citado pela Verne, recomenda a adoção dos seguintes hábitos:

 

Horários regulares

Fundamental para o equilíbrio da rotina

 

Evitar  jantares pesados

Vão causar maiores dificuldades para adormecer

 

Evitar café / tabaco / chocolate

Sobretudo à tarde e noite, uma vez que são estimulantes

 

Fazer exercício

Fundamental, mas nunca ao final o dia (vai despertar-nos)

 

Evitar usar telefones/ computadores antes de dormir

A luz destes dispositivos vai ativar ainda mais o cérebro

 

Evitar as notícias antes de ir para a cama

Essencial para evitar pesadelos

 

Dormir uma sesta

Nunca mais de meia hora

 

Por: Idealista