27 de abril

REGULAMENTO:

1. Organização

O Open de Xadrez Tecto do Algarve é a prova de xadrez anual das comemorações da Semana das Artes e Culturas de Alte, que, como é habitual, pretende mostrar alguns dos pontos de interesse de Alte. O torneio é organizado e tem o enquadramento técnico do Loulé ++ Clube de Xadrez das Torres do Al-Gharb, com o apoio da Junta de Freguesia de Alte, da Câmara Municipal de Loulé, da Casa do Povo de Alte e da ACXA – Associação dos Clubes de Xadrez do Algarve.

 

2. Participantes e taxa de inscrição

A participação no torneio implica a obrigatoriedade de estar federado na Federação Portuguesa de Xadrez, na presente época desportiva. A taxa de inscrição individual é de dois euros, para despesas de homologação. Estão isentos os xadrezistas do clube local.

O torneio conta para Elo Fide de Rápidas.

 

3. Data e local da prova

O torneio realiza-se no dia 27 de abril, a partir das 15:00 horas, na Fonte Grande de Alte (ao ar livre), estando incluído nas comemorações da Semana das Artes e Culturas de Alte.

4. Número de sessões e ritmo de jogo

A prova realiza-se em oito sessões, com o ritmo de 5 minutos por jogador + 3 segundos de bónus por lance, podendo, eventualmente, sofrer aceleração do ritmo, em caso de atraso acentuado relativamente ao horário previsto.

 

5. Inscrições

As inscrições devem ser enviadas para torresdeloule@gmail.com e poderão ser consultadas no chess-results. Para garantir uma melhor gestão do torneio, as inscrições devem ser feitas preferencialmente até ao final do dia 25 de abril.

 

6. Horário

Salvo motivos imprevistos, a prova terá início, exatamente, à hora marcada, pelo que se aconselha que os xadrezistas estejam presentes com 15 minutos de antecedência.

Previsão do horário das sessões:

1ª sessão – 15h:00min; 2ª sessão - 15h25 min; 3ª sessão – 15h50; 4ª sessão – 16h15m; 5ª sessão – 16h40min; 6ª sessão – 17h05min; 7ª sessão – 17h30min; 8ª sessão – 17h55min; Encerramento- 18h15min.

 

7. Emparceiramentos e desempates

Os emparceiramentos serão realizados informaticamente. Em cada jornada, será atribuído um ponto em caso de vitória, meio em caso de empate e zero em caso de derrota. Erros relativos à introdução de resultados devem ser reclamados antes do início da jornada seguinte. Se dois ou mais jogadores terminarem o Torneio com o mesmo número de pontos, a respetiva classificação final será determinada por aplicação sucessiva dos critérios previstos no art. 31.º/2 do RCFPX: [11] resultado entre os jogadores empatados, [37] buchholz corrigido, [37] buchholz completo, [52] sonneborn-berger, [65] maior número de partidas, [68] maior número de vitórias, [53] maior número de jogo de pretas, sorteio.

 

8. Direção e Arbitragem

São da responsabilidade da entidade organizadora.

9. Prémios

São atribuídos prémios, pela Junta de Freguesia de Alte para os 3 primeiros classificados da geral, e pela Câmara Municipal de Loulé ao vencedor dos escalões de Veteranos +65 e + 50, Femininos, Sub 20, Sub 18, Sub 16, Sub 14 , Sub 12 , Sub 10; Sub 8 e Local (residente ou nascido na freguesia de Alte) e medalhas para os 2 e 3 classificados de cada escalão.

Os troféus não são acumuláveis.

 

10. Enquadramento

Inserido nas comemorações da semana de artes e culturas de Alte, esta é a prova que anualmente realizamos com o objetivo de mostrar pontos de interesse de Alte. Este ano destacamos o talefe da rocha dos soídos, também conhecido como o tecto do Algarve, dizem os locais que em dias de céu limpo dali se avista a torre de menagem do castelo de Beja (aconselhamos a levar binóculos).

O Open é constituído de manhã com a caminhada até ao talefe da rocha dos soídos (opcional) e de tarde pelo torneio em ritmo rápido.

 

Torres de Loulé