A Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) de Faro, reunida de forma extraordinária eletronicamente no passado dia 29 de junho,

deliberou manter o ativo o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Faro, o qual se encontra em vigor desde dia 2 de maio.

A decisão tomada foi dada a conhecer ao Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Faro da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, tendo sido ainda deliberado reunir a Comissão Municipal de Proteção Civil extraordinariamente, sempre que necessário, enquanto vigorar a atual Situação de Alerta.

O aumento considerável da população no concelho, principalmente durante a época balnear, assim como o aumento do número de pessoas infetadas na região foram determinantes para a deliberação de manter ativas as medidas preventivas e especiais de reação face ao risco, bem como toda a estrutura de resposta.

Recomenda-se à população que continue a cumprir o espírito cívico que tem vindo a demonstrar e que se mantenha informada sobre as recomendações e medidas de segurança e prevenção da Direção-Geral da Saúde, em particular as que respeitam ao recato social e às normas de higiene pessoal.

Recorda-se que, desde o dia 16 de março, a CMPC deliberou criar uma Subcomissão de Acompanhamento para a questão COVID-19, de caráter permanente, constituída pelo Delegado de Saúde, pelo Coordenador Municipal de Proteção Civil e por representantes do comando do Corpo de Bombeiros Sapadores de Faro, do comando do Corpo de Bombeiros Voluntários Cruz-Lusa de Faro, Autoridade Marítima Nacional, Cruz Vermelha Portuguesa, Policia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana e Unidade de Controlo Costeiro.

 Fazem ainda parte desta estrutura um representante da Segurança Social e um representante do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

 

Por: CM Faro