O programa é apoiado por fundos internacionais e nunca selecionou um projeto português desde a sua conceção há cinco anos

A WallRide, uma associação dedicada à justiça social e ao apoio das comunidades marginalizadas através do skate, tem o prazer de anunciar a sua seleção para o prestigiado 'Programa Roll Models'. Representada pela Diretora dos seus departamentos Feminista e LGBTQI+ (WeAllRide e South Girl Skate), Filipa Godinho, a WallRide irá representar Portugal, a cidade de Faro e a região do Algarve em Paris este agosto.

Segundo a Diretora do Departamento: “Ser selecionada como um Roll Model 2024 é uma honra, que representa a oportunidade de construir laços fortes com outras mulheres e pessoas não binárias, compartilhar experiências únicas e trabalhar em conjunto para empoderar e apoiar a comunidade do skate. A experiência vai-me permitir oferecer a meninas e jovens com diversidade de género, a oportunidade para se envolverem no skate, melhorar o seu bem-estar, promover a equidade de gênero e criar comunidades mais inclusivas, tal como outrora fizeram comigo. Estou inteiramente grata ao skate, à Wallride e a toda a comunidade do skate algarvio!”

O 'Programa Roll Models', estabelecido pela Skateistan e Women Win, entra no seu quinto ano com a missão de ampliar a visibilidade de mulheres e líderes não-binários no skate.

O Conselho da ROLL Models escolheu 16 indivíduos para 2024, que liderarão projetos de skate destinados a promover a inclusão entre jovens de género diverso em toda a Europa. Este ano, há representação de novos locais como Portugal, Escócia, Ilha de Man e Malta, demonstrando o compromisso do programa para com a diversidade e a inclusão.

Em agosto, todos os ROLL Models de 2024 se reunirão para um Campo de Liderança presencial em Paris, França. Cada ROLL Model receberá uma bolsa (€1500-3000 por projeto) para apoiar as suas iniciativas, juntamente com orientação contínua da Skateistan e Women Win.

Viriato Villas-Boas, Presidente da WallRide, afirmou: "Estou excecionalmente orgulhoso da equipa da WallRide por conseguir continuar a expandir os limites do que Portugal, e especialmente o Algarve, pode alcançar e representar. Acredito firmemente que o modelo de trabalho da WallRide pode, e deve, ser replicado internacionalmente; pois é muito mais do que simplesmente reduzir o skate a manobras. O skate em si é algo impossível definir claramente, mas, o que provámos em Faro é que quando misturamos as ideias certas, uma boa estratégia, e uma vontade infinita de trabalhar, as pessoas unem-se e respondem aos desafios apresentados - e os resultados são palpáveis todos os dias".

 

Esta é a lista dos ROLL Models selecionados para 2024:

 

Ali Mellor (Ilha de Man – GALSKATE)

Cara Looij (Reino Unido – Projekts MCR)

Cora Stocker (Reino Unido)

Diane Serra (Espanha – Olivella Skate Club)

Filipa Godinho (Portugal – WeAllRide)

Heidi Kuupako (Finlândia – Jyväskylän rullalautailijat Ry)

Heike Böttcher (Alemanha – Space Invaders)

Iyana Williams (Espanha – Valencia Diversity Skate)

Kotte Diaz (Alemanha – Hera Skate)

Lynsay Holmes (Escócia)

Nadege Monge (França – SOA Paris)

Nimah Murshed (Reino Unido)

Raquel Graquandra (Países Baixos)

Sissi Vuorjoki (Finlândia – TRL Girl Skateboarders)

Sonia Patrinou (Grécia – Free Movement Skateboarding)

Venice Castrogiovanni (Malta – Malta Skateboard Association)

 

A Goodpush Alliance, uma iniciativa da Skateistan, oferece apoio e oportunidades de partilha de conhecimento a projetos sociais de skate em todo o mundo. Através de recursos online, workshops e prémios, a Goodpush capacita iniciativas de skate de base e estabelecidas a criar um impacto coletivo.

 

Viriato Villas-Boas

WallRide Associação