A jóia coroada do litoral global fica situada no Algarve e destacou-se com o título de melhor praia do mundo.

Portugal é reconhecido mundialmente pelo seu extenso litoral repleto de paisagens deslumbrantes e praias de beleza inigualável. Não é surpresa que a Praia da Falésia, no Algarve, tenha sido eleita a melhor praia do mundo, um título que enaltece não apenas a praia em si, mas também a riqueza natural e cultural do país.

Este reconhecimento é o reflexo do compromisso com a sustentabilidade, da qualidade das águas, da segurança e das infraestruturas que as praias portuguesas oferecem aos seus visitantes. A distinção de melhor praia do mundo é um convite aberto a todos que desejam experienciar a perfeita harmonia.  Desde desportos aquáticos a momentos de puro relaxamento ao sol, esta praia portuguesa é um destino obrigatório para quem procura o equilíbrio ideal entre aventura e a tranquilidade.

 

A melhor praia do mundo é portuguesa

Eleita pela TripAdvisor, com quase 6 mil avaliações e com uma classificação de 4,5 em 5, a Praia da Falésia foi eleita a melhor do mundo.

A singularidade da praia portuguesa que conquistou este título vai muito além da sua beleza estética. A convergência de fatores como a pureza das águas, a biodiversidade do ecossistema marinho e a preservação ambiental são aspetos fundamentais que destacam esta localização como um exemplo de excelência. A qualidade da água é testada regularmente, garantindo padrões internacionais de limpeza e segurança para os banhistas.

Além disso, a infraestrutura local é pensada para proporcionar a máxima comodidade sem comprometer a integridade natural do espaço. A praia conta com acessos facilitados, serviços de apoio ao turista e vigilância constante, assegurando uma experiência tranquila e segura. A harmonia entre o desenvolvimento turístico e a conservação do meio ambiente é uma prioridade, refletida na gestão sustentável dos recursos e na sensibilização para a proteção da fauna e flora locais.

Mergulha nas águas cristalinas da Praia da Falésia e aproveita para relaxares ao sol. No sul do país, perto desta praia, encontras vários alojamentos onde podes ficar. 

 

Praia portuguesa eleita a melhor do mundo: porquê?

A pureza das suas águas cristalinas, que se estendem como um vasto espelho sob o sol, é apenas o início de uma longa lista de qualidades. A areia fina e dourada convida a longas caminhadas ao amanhecer ou ao entardecer, proporcionando momentos de serenidade e conexão com a natureza.

Outro ponto de destaque é a variedade de atividades que se podem praticar. Desde desportos aquáticos como surf e mergulho, a passeios de barco para observação de vida marinha. Esta praia oferece alternativas para todos os gostos e idades. A presença de escolas de surf e centros de mergulho com profissionais qualificados permite que tanto iniciantes quanto experientes possam desfrutar do mar com segurança e entusiasmo.

Além do cenário idílico, esta praia é dotada de uma infraestrutura de excelência, pensadas para garantir o máximo conforto e segurança dos visitantes. Desde acessos facilitados e estacionamento organizado até à presença de vigilância e socorristas altamente qualificados, tudo é meticulosamente preparado para uma experiência inigualável.

preservação ambiental também é uma prioridade, com medidas eficazes de proteção da fauna e flora locais, assegurando a sustentabilidade deste património natural.

gastronomia da região também merece especial atenção, com restaurantes e bares que servem pratos típicos, onde a frescura dos produtos é o ingrediente principal. A culinária é um reflexo da cultura portuguesa, e a proximidade com o mar é evidente na predominância de peixes e mariscos nos menus, proporcionando uma experiência gastronómica autêntica e deliciosa.

É importante destacar que a qualidade ambiental desta praia portuguesa é frequentemente certificada por organizações internacionais, refletindo o seu compromisso com a sustentabilidade. A água, de qualidade imaculada, cumpre todos os critérios exigidos para a obtenção de bandeira azul, um símbolo reconhecido de gestão ambiental e educação para a sustentabilidade. Assim, esta praia não só encanta pela sua beleza, mas também inspira pelo seu respeito e cuidado com o meio ambiente.

 

O reconhecimento da TripAdvisor

O reconhecimento atribuído pela TripAdvisor não surge por acaso. Esta plataforma global de viagens baseia as suas escolhas em critérios rigorosos e nas avaliações de viajantes de todo o mundo. A praia portuguesa destacada como a melhor do mundo é exemplo de excelência em vários aspetos, desde a qualidade das suas águas até ao encanto natural que a envolve.

Com quase 6 mil avaliações, a praia da Falésia contou com 4,5 de classificação em 5. É conhecida pelo seu areal, as falésias com trilhos pitorescos, e água cintilante. O acesso é fácil e foi premiada com bandeira azul.

Travelers' Choice Awards Best of the Best 2024 celebra a excelência em viagens, com base nas avaliações e opiniões na TripAdvisor durante um ano. Os usuários da TripAdvisor destacam, frequentemente, a hospitalidade local e a infraestrutura de apoio como pontos fortes. O acesso facilitado, a limpeza impecável e a segurança são outros atributos que colocam esta praia no topo das preferências. Tais fatores, aliados à beleza natural e à preservação ambiental, convergem para uma experiência única, justificando, assim, a distinção da melhor praia do mundo em território português. É de destacar que a praia portuguesa ficou à frente de praias no Hawai e Austrália

As 25 melhores praias do mundo

Na categoria "praias" do Travelers' Choice Awards Best of the Best 2024, foram eleitas as 25 melhores praias do mundo, segundo a avaliação dos utilizadores da plataforma online de viagens TripAdvisor.

  1. Praia da Falésia – Portugal
  2. Spiaggia dei Conigli – Itália
  3. La Concha – Espanha
  4. Praia de Ka’anapali – Hawai (EUA)
  5. Praia de Grace Bay – Turcos e Caicos
  6. Anse Lazio – Seicheles
  7. Manly Beach – Austrália
  8. Eagle Beach – Aruba
  9. Siesta Beach – Florida (EUA)
  10. Praia de Varadero – Cuba
  11. Playa Pilar – Cuba
  12. Praia de Balandra – México
  13. Praia de Reynisfjara – Islândia
  14. Poipu Beach Park – Hawai (EUA)
  15. Seven Mile Beach – Ilhas Caimão
  16. Playa de Las Canteras – Espanha
  17. Praia de Ipanema – Brasil
  18. Playa Manuel Antonio – Costa Rica
  19. Praia de Falassarna – Grécia
  20. Praia de Nungwi – Tanzânia
  21. Praia de Kelingking – Indonésia
  22. Praia de Nissi – Chipre
  23. Praia de Myrtos – Grécia
  24. Playa Norte – México
  25. Praia de Muro Alto – Brasil

 

Praias portuguesas entre as melhores da Europa

Sendo a melhor praia do mundo, torna a Praia da Falésia a melhor da Europa. Para além das 25 melhores praias do mundo, o TripAdvisor também apresentou uma lista das 25 melhores praias da Europa, que conta com a presença de mais duas praias portuguesas: a Praia da Nazaré e a Praia dos Três Irmãos.

As 25 melhores praias da Europa

  1. Praia da Falésia – Portugal
  2. Spiaggia dei Conigli – Igália
  3. La Concha – Espanha
  4. Praia de Reynisfjara – Islândia
  5. Playa de Las Canteras – Espanha
  6. Praia de Falassarna – Grécia
  7. Praia de Nissi – Chipre
  8. Praia de Myrtos – Grécia
  9. Playa de Maspalomas – Espanha
  10. Black Sand Beach – Islândia
  11. Playa de Muro – Espanha
  12. Anthony Quinn Bay – Grécia
  13. Plage de Palombaggia – França
  14. Praia de Matala – Grécia
  15. Fig Tree Bay – Chipre
  16. Praia de Iztuzu – Turquia
  17. Cala Mariolu – Itália
  18. Makronissos – Chipre
  19. Weymouth Beach – Reino Unido
  20. Bournemouth Beach – Reino Unido
  21. Praia de Konyaalti – Turquia
  22. Praia da Nazaré – Portugal
  23. Lido Marakaibbo – Itália
  24. Praia dos Três Irmãos – Portugal
  25. Mellieha Beach – Malta

Praias portuguesas na boca do mundo

Portugal apresenta uma lista que não se limita a uma única maravilha. Diversas praias portuguesas têm recebido aclamação internacional, destacando-se por atributos que vão desde a pureza das águas até a singularidade das suas paisagens. Estes paraísos costeiros são jóias que reforçam o estatuto de Portugal como um destino de eleição para amantes de sol e mar.

A diversidade geográfica do país permite que cada praia ofereça uma experiência única, seja pelas suas ondas perfeitas para o surf, seja pela tranquilidade das suas águas, ideal para famílias.

As praias portuguesas continuam a ser um destino de eleição para turistas de todo o mundo, e este reconhecimento internacional apenas reforça a posição de Portugal no mapa, considerado dos melhores destinos de praia globais. A combinação de um clima ameno, hospitalidade calorosa, gastronomia maravilhosa e paisagens de tirar o fôlego faz deste pequeno país à beira-mar um gigante no que diz respeito ao turismo de qualidade. 

 

Idealista News