O Município de Portimão e o Turismo de Portugal iniciam este mês de março o plano para 2024 relativo ao Programa Formação + Próxima, proporcionando oportunidades de aprendizagem para empresários, gestores e colaboradores do setor turístico.

Através da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão (EHTP), as ações são gratuitas e certificadas, e visam contribuir para a qualificação daqueles que trabalham no setor do turismo, ou que pretendem vir a fazê-lo, sendo necessária inscrição prévia obrigatória.

O Formação + Próxima é um programa de inscrição gratuita, desenvolvido localmente pelas escolas do setor em parceria com as autarquias, com o objetivo de capacitar até 2025 um total de 75 mil profissionais de todo o país, de forma adaptada às necessidades do tecido empresarial de cada concelho envolvido.

Para março, estão previstas as ações “Serviço de vinhos: a arte de bem servir” (dias 18 e 19 - link de inscrição: http://tinyurl.com/2r8pnr56) e “Obrigações e benefícios fiscais: rendimentos empresariais e profissionais” (dias 26 e 27 - link de inscrição: http://tinyurl.com/mr36tzjn), num total de total de 12 horas de formação, seguindo-se três formações em abril e mais duas em maio.

Os interessados em participar devem registar-se na Academia Digital do Turismo de Portugal (https://academiadigital.turismodeportugal.pt/) e efetuar posteriormente inscrição na formação pretendida, tendo em linha de conta que as vagas são limitadas.

O desenvolvimento destas iniciativas no concelho conta com o apoio da ATP - Associação Turismo de Portimão, da APCS - Associação Portimonense do Comércio e Serviços e da ACRAL - Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve.

 

Seminário sobre sustentabilidade global

Uma vez que a área da sustentabilidade ocupa cada vez mais importância no setor empresarial, está marcado para 8 de março nas instalações da EHTP o seminário “Sustentabilidade global: desafios e soluções para um futuro resiliente”.

É objetivo do encontro fomentar a consciência e educação sustentável, estimular a inovação e tecnologia sustentável e promover a eficiência de recursos e a redução de desperdício, ao mesmo tempo que visa impulsionar a economia circular e sustentável, integrando a sustentabilidade na estratégia e gestão empresarial.

Na ocasião, Ivo Carvalho apresentará a oferta formativa na área da sustentabilidade no âmbito do programa Formação + Próxima, enquanto Pedro Glória falará sobre o tema “Sustentabilidade Hídrica - problemas e soluções. Uma perspetiva baseada em Economia Ecológica, Agroecologia, Design for Sustainability e Circularidade”.

Segue-se a intervenção de Ion Volosciuc, para abordar a exploração do potencial dos resíduos agroflorestais na criação de novos materiais sustentáveis, rumo a um futuro com maior valor acrescido, cabendo a Rui M. Mesquita tratar da sustentabilidade municipal e dos desafios, oportunidades e caminhos para um futuro mais verde.

Os interessados devem proceder a inscrição gratuita em: http://tinyurl.com/yudte6ha