Gonçalo Melo da Silva apresenta no dia 16 de março, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé Professor Joaquim Romero Magalhães, a Conferência «A Rede de comunicações de Loulé nos finais da Idade Média».

Em Portugal, apesar do poder concelhio constituir um tema clássico na historiografia medieval, os estudos sobre os concelhos e as suas redes de comunicação circunscreveram-se quase exclusivamente à participação em Cortes e ao diálogo com a Coroa, sendo menos conhecidos os processos de recolha e troca de informação fora do Parlamento e da Corte e com outros concelhos e poderes, como os eclesiásticos, e agentes, como os mercadores.

Com efeito, continuam a ser necessários trabalhos, por exemplo, sobre a extensão da rede de comunicação dos concelhos, os agentes que empregavam nesta atividade e o seu perfil social e os aspetos logísticos e o financiamento das suas deslocações.

Estas lacunas historiográficas podem ser explicadas, em grande parte, pela escassez de fontes, o que não acontece para o caso louletano. Assim, pretende-se nesta conferência apresentar a rede de comunicações de Loulé com o exterior nos finais da Idade Média, como os agentes envolvidos, o seu perfil social e as missões e as viagens que realizaram.

Gonçalo Melo da Silva é investigador no Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde 2009, onde é coinvestigador responsável pelo projeto “Pensar em grande sobre as pequenas vilas de fronteira: Alto Alentejo e Alta Extremadura leonesa (séculos XIII – XVI)”, financiado pela FCT.

Licenciou-se em História (2010) e obteve o seu Mestrado em História – Área de Especialização História Medieval, Doutoramento em História – Área de Especialização História Medieval e Doutoramento Europeu (2021) na FCSH-UNL. A sua tese de doutoramento incidiu sobre as vilas e cidades portuárias do Algarve entre 1249 e 1521.

As suas áreas de interesse são História Medieval, História Marítima, História Urbana e História Religiosa, assim como as Humanidades Digitais e Comunicação de Ciência. Atualmente integra vários projetos nacionais e internacionais. Entre as suas obras mais recentes, conta-se “Os Livros de Receita e Despesa de Loulé (1375-1518)”, uma edição da Câmara Municipal de Loulé.