Esta medida abrange todas as 24 turmas do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas local e, nos últimos dois anos letivos, foi alargada também às 11 turmas da educação pré-escolar, através de aquisição direta de fruta.
O Regime de Fruta Escolar é uma iniciativa da União Europeia, adotada em Portugal, que visa promover hábitos alimentares saudáveis entre os mais novos, através da distribuição de frutas e hortícolas nas escolas e da realização de atividades pedagógicas ligadas à alimentação equilibrada e à origem dos alimentos.
No ano letivo 2024/2025, a distribuição de fruta em São Brás de Alportel teve lugar duas vezes por semana, envolvendo fruta sazonal e totalizando mais de 800 peças distribuídas semanalmente: cerca de 311 peças para a EB n.º 3, 325 para a EB n.º 1 e 170 para a EB n.º 2.
Complementarmente, no âmbito das medidas pedagógicas do programa, 178 alunos participaram em nove sessões realizadas no Mercado Abastecedor da Região de Faro (MARF), inseridas no programa “5 ao Dia”, que incentiva o consumo de cinco porções diárias de frutas e legumes.
A participação nestas sessões e a deslocação dos alunos até ao MARF foi assegurado pela Câmara Municipal com o objetivo de proporcionar uma experiência prática e educativa em contacto direto com os produtos hortofrutícolas.
Reforçar a literacia alimentar e promover escolhas alimentares mais saudáveis junto da comunidade escolar são objetivos desta iniciativa.
Em contexto de preparação de novo ano letivo o Gabinete Municipal de Educação está a fazer a avaliação da execução do projeto no passado ano letivo e a preparação dos procedimentos para o arranque do novo ano letivo.