A 50.ª Volta ao Algarve chegou ao fim. No dia 17 de fevereiro, Albufeira acolheu o contrarrelógio da quarta etapa da algarvia.

O belga Remco Evenepoel, da Soudal Quick-Step venceu a prova, de 22 quilómetros com 27m09s. Na derradeira etapa, no dia 18, numa tirada de 165,8 quilómetros, desde Faro até ao Alto do Malhão, o campeão do mundo de contrarrelógio terminou a prova em segundo lugar, classificação que o conduziu ao pódio em primeiro lugar da classificação geral, sagrando-se vencedor da Volta ao Algarve pela terceira vez, com um tempo final de 18h45m53s.

Daniel Martinez terminou na segunda posição da geral, a 43 segundos e Jan Tratnik foi o terceiro, a 1m21s. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira referiu estar muito orgulhoso por, uma vez mais, acolher uma prova da algarvia quando celebra a sua edição de ouro. Para além disso destaca “trata-se de um evento de enorme mediatismo que ajuda a projetar a nível nacional e internacional, com a mais-valia de dinamizar a economia local durante a época baixa”.

O belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) venceu este sábado, 17 de fevereiro, o contrarrelógio de 22 quilómetros da quarta etapa da 50.ª Volta ao Algarve, em Albufeira, com 27m09s (uma média de 48,619 Km/h), o que lhe permitiu envergar a Camisola Amarela do Turismo do Algarve, com que no dia seguinte, partiu para a derradeira etapa da algarvia.

O campeão do mundo de contrarrelógio conseguiu a melhor marca em todos os pontos intermédios, superando Magnus Sheffield (INEOS Grenadiers), segundo classificado, em 16 segundos. O terceiro lugar da etapa coube a Stefan Küng (Groupama-FDJ), vencedor do contrarrelógio da última edição, que ficou a 29 segundos. Daniel Martinez (BORA-hansgrohe), que vestia a camisola amarela à entrada para a quarta etapa, terminou a prova na oitava posição, a 51 segundos do melhor tempo.

Há, ainda, a destacar a realização do Algarve Granfondo, uma prova direcionada a amadores e amantes da modalidade de ciclismo. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira realçou que se trata de “um evento desportivo de massas com interesse turístico e cultural que este ano atraiu mais de nove centenas de participantes oriundos de diversos pontos do país e do estrangeiro, contribuindo para a dinamização da economia local, a nível do alojamento, restauração e comércio”.

A edição de 2024, com partida e chegada em Albufeira, realizou-se no mesmo dia e no mesmo local da etapa do contrarrelógio individual que mais estrelas internacionais atrai a Portugal, com transmissão em direto em canal público aberto (RTP), bem como em diferido na Eurosport, onde foram também transmitidas imagens do Algarve Granfondo.

A Volta ao Algarve terminou no domingo, 18 de fevereiro, com a tirada de 165,8 quilómetros, desde Faro até ao Alto do Malhão, no concelho de Loulé. Remco Evenepoel confirmou o favoritismo e celebrou a vitória na geral da 50.ª Volta ao Algarve em bicicleta pela terceira vez, repetindo os êxitos de 2020 e 2022, após ter chegado ao Alto do Malhão em segundo lugar, atrás de Daniel Martinez.

O jovem ciclista de 24 anos terminou a prova com o tempo final de 18h45m53s, com 43 segundos de vantagem sobre Martinez. O belga foi o vencedor da prova pela terceira vez na sua carreira, igualando o máximo de vitórias, feito até agora exclusivo, do português Belmiro Silva que venceu as edições de 1977, 1981 e 1984. Jan Tratnik ficou em terceiro lugar, a 1m21s.

O presidente da Câmara Municipal que acompanhou e se empenhou na realização do evento desde o primeiro momento destaca que “o ciclismo, designadamente a Volta ao Algarve, que este ano comemora as bodas de ouro, é uma das modalidades desportivas mais acarinhadas dos portugueses e dos albufeirenses em particular, que neste dia, todos os anos, fazem questão de estarem presentes ao longo do percurso da prova para apoiar os seus atletas e clubes preferidos”.

Este ano a novidade na 50.ª edição passou pela realização do contrarrelógio e do 8.º Granfondo em Albufeira. “É sempre muito gratificante receber eventos desta envergadura que têm a vantagem de projetar a imagem de Albufeira para milhares de pessoas em todo o mundo, quer através da Televisão quer das redes sociais”, sublinha José Carlos Rolo.

Cristiano Cabrita, vice-presidente da autarquia com a responsabilidade pelo pelouro do Desporto, enfatizou as palavras do presidente e frisou que o concelho tem todas as condições para receber grandes eventos internacionais, quer se trate de iniciativas realizadas ao ar livre quer em equipamentos desportivos. “Temos condições técnicas, Knowhow, motivação e garantimos a segurança necessária para a realização deste tipo de eventos”, sublinhou.

Recorde-se que a Volta ao Algarve implicou o envolvimento de um dispositivo de aproximadamente uma centena de militares da Guarda Nacional Republicana, bem como elementos do Serviço Municipal da Proteção Civil, Polícia Municipal, Bombeiros Voluntários de Albufeira e demais entidades que se ocuparam da segurança da prova.