O dia 8 de março de 2024 vai ficar recordado na localidade de Olhos de Água, Albufeira, como um dia marcante para o desenvolvimento da prática desportiva.

A meio da manhã, pelas 11h30, o velhinho recinto do Polidesportivo de Olhos de Água encheu-se de pessoas da comunidade e várias entidades do concelho para assistirem à inauguração das obras de Requalificação do referido equipamento municipal, que a partir de agora fica sob a gestão do Grupo Desportivo de Olhos de Água.

“As obras de requalificação do Polidesportivo, que envolveram um investimento superior a 180 mil euros, permitiram a renovação da zona de jogos, a colocação de bancadas no exterior, o melhoramento do espaço fechado e o aproveitamento de uma zona em calçada, sem qualquer tipo de utilização, num parque infantil, onde as crianças da zona podem brincar em segurança”, referiu o presidente da Câmara Municipal. “Trata-se de um momento simbólico, mas muito importante com vista a incentivarmos a prática desportiva”, concluiu José Carlos Rolo.

Apesar do dia ameaçar chuva, as gentes de Olhos de Água, a que se juntaram elementos do Executivo Municipal, os presidentes das Juntas de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, Ferreiras, Guia e Paderne, representantes da Assembleia Municipal, GNR, Autoridade Marítima, representantes do Grupo Desportivo e Recreativo de Olhos de Água, entre outras entidades fizeram questão de comparecer na Cerimónia de Inauguração da Requalificação do Polidesportivo de Olhos de Água.

O momento foi assinalado simbolicamente pelo descerramento da placa de inauguração, a que se seguiu uma breve visita ao espaço, conduzida pela técnica responsável pelo acompanhamento da obra.

A Empreitada de Requalificação do equipamento, que implicou um investimento superior a 180 mil euros, incluiu a construção de uma zona infantil de raiz, num espaço contíguo à área de jogos, destinada a crianças com mais de quatro anos, a substituição do anterior piso de betão por pavimento em resina acrílica e a pintura das linhas desportivas, com vista a possibilitar a prática de andebol/ futsal com tabela de basquetebol acoplado, com dimensões adaptadas por não existir espaço para as marcações oficiais.

Foram feitas correções às redes de proteção do lado nascente e no topo sul, foi aplicada uma rede de proteção com sistema deslizante no topo norte para proteção aos eventos que se possam realizar em simultâneo, bem como protegida a fachada e cobertura dos disparos das bolas. No espaço coberto, onde habitualmente se organizam eventos culturais e de animação destinados ao convívio da comunidade, foi substituída a velha lona por uma cobertura de chapa tipo “sandwich” e colocada uma chaminé para melhorar a extração da churrasqueira existente no local. O pavimento foi todo pintado e retiradas as bancadas existentes no local.

Na zona exterior foram colocadas bancadas com 72 cadeiras de cor branca, que permitem assistir aos jogos confortavelmente e, nos corredores entre as mesmas, foi aplicado pavimento de cor vermelha. Foi, também, incorporado um portão metálico, na rede existente no topo sul, destinado a permitir a entrada dos utilizadores para o espaço coberto a norte e para o parque infantil, dando total liberdade à utilização do Polidesportivo.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinhou que “considera a intervenção no Polidesportivo de Olhos de Água de extrema importância e uma mais-valia para a população local que ficou com um equipamento desportivo completamente renovado, com a vantagem de permitir a prática de diferentes modalidades”. Paralelamente, aproveitou-se para melhorar o espaço coberto ao nível do piso e do teto e retiram-se as bancadas, o que possibilitou aumentar a sua dimensão, conferindo-lhe maior versatilidade para a organização de diferentes eventos, frisou José Carlos Rolo.

Outra vantagem a assinalar passa pelo “aproveitamento de uma zona em calçada, sem qualquer tipo de utilidade, que foi convertida num pequeno parque infantil, onde as crianças da zona podem brincar em segurança”. O Grupo Desportivo de Olhos de Água vai ficar responsável pela gestão deste equipamento municipal, renovado, bem organizado e que beneficia toda a população da zona, concluiu.

Francisco Oliveira, presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, elogiou a obra que referiu “contribui para a promoção de estilos de vida saudáveis e ativos, fortalece a coesão social e o sentido de comunidade”. “Trata-se de uma oportunidade única para os habitantes de Albufeira e um espaço de inclusão”, destacou, acrescentando que serve para promover o desporto, o lazer e a qualidade de vida da população.

À margem da cerimónia, Cristiano Cabrita, vice-presidente do Município e responsável pelo pelouro do Desporto referiu que “a construção, requalificação e manutenção dos equipamentos desportivos são uma das prioridades do Executivo, que está 100 por cento empenhado em apoiar o Desporto, nomeadamente a nível da qualidade das instalações, do apoio financeiro através da realização de contratos-programa com todos os clubes do concelho, nas deslocações e na logística necessária à organização de eventos”. Para nós é importante organizar ou apoiar a realização de grandes eventos desportivos, ou seja a parte competitiva, sem descurar, no entanto, a vertente da formação”, disse.