Donativos ascendem a 500 mil euros em dois anos

Ryanair, a companhia aérea n.º 1 na Europa, fez pelo segundo ano consecutivo um donativo de 250 mil euros para a renaturalização da serra de Monchique como parte da sua Iniciativa para Compensar as Emissões de Carbono, somando assim 500 mil euros em contribuições para o projeto.

Esta nova verba, que à semelhança do ano passado foi obtida através dos donativos dos passageiros, irá financiar a plantação de mais 75 mil árvores destruídas pelos incêndios de 2018 nesta zona algarvia.

No primeiro ano do projeto foram plantadas 62 mil árvores autóctones e apoiados cerca 90 proprietários.

Espera-se que no futuro o conjunto das árvores plantadas possam ser responsáveis pelo sequestro de 1000 toneladas de carbono por ano.

O Diretor de Sustentabilidade da Ryanair, Thomas Fowler, confiou mais um cheque de 250 mil euros aos parceiros do projeto – Região de Turismo do Algarve, Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e Câmara Municipal de Monchique, demonstrando o compromisso da Ryanair para com a região do Algarve e o meio ambiente.

A Ryanair é a companhia aérea mais ecológica da Europa, operando a frota mais jovem e com as maiores taxas de ocupação e consumo de combustível mais eficiente por passageiro.

 De igual modo, a Ryanair apresenta emissões de CO2 líderes na indústria por passageiro-km, de apenas 66 gramas, um valor até 50% mais baixo do que as outras quatro grandes companhias aéreas europeias.

A coordenação do projeto Renature Monchique está a cargo do GEOTA.

 Tem como missão a defesa do ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável, segundo as vertentes da educação, da informação, da formação profissional, da reflexão e intervenção política, da cooperação para o desenvolvimento e da realização de ações para a resolução de problemas ambientais específicos.

Thomas Fowler, Diretor de Sustentabilidade da Ryanair, declarou:

A Ryanair tem o prazer de renovar a parceria com Renature Monchique.

Estamos gratos pelo valioso contributo dos nossos clientes, que através das suas generosas contribuições de compensação pelas emissões de carbono, nos permite apoiar a recuperação dos habitats florestais devastados pelos incêndios florestais de Monchique, e ajudar a comunidade local afetada pelo desastre causado por estes trágicos acontecimentos no Algarve.

A Ryanair orgulha-se do trabalho desenvolvido durante o primeiro ano da iniciativa Renature Monchique, graças à dedicação de todos os parceiros envolvidos.

Estamos empenhados em minimizar o impacto que o nosso negócio tem no ambiente e estamos satisfeitos por o nosso programa de compensação pelas emissões de carbono nos permitir fazer excelentes progressos nos nossos objetivos climáticos, e apoiar projetos como Renature Monchique.

 

João Dias Coelho, Presidente do GEOTA, declarou:

A renovação deste compromisso por parte da Ryanair possibilita-nos continuar a apoiar a recuperação de habitats florestais importantes e únicos nas áreas devastadas pelo incêndio de Monchique e a restaurar as paisagens culturais desta área, um importante destino turístico nacional e internacional.

No primeiro ano do projeto foi possível apoiar cerca de 90 proprietários tendo sido plantadas 62 mil árvores.

A nossa expectativa é elevar esse número até às 137 mil árvores em 2021.

Congratulamo-nos assim que a Ryanair e os seus clientes nesta iniciativa continuem a apoiar esta iniciativa até 2021 especialmente no contexto que estamos a atravessar.

A nossa missão vai ser continuar a devolver os habitats vitais a esta área, não apenas para as espécies que florescem nesses habitats, mas também na recuperação das matas, das florestas, que elevam a importância cultural deste local.

Registamos que este apoio se tornou fundamental para o projeto em causa, sendo de esperar que o Fundo Ambiental possa, no futuro próximo, também comparticipar neste esforço coletivo que o GEOTA tem a missão e coordenar.

 

João Fernandes, Presidente da Região de Turismo do Algarve, declarou:

A Ryanair acredita no Algarve e é merecedora da maior gratidão e reconhecimento da região.

Num contexto globalmente adverso para o setor das viagens e Turismo, em geral, e para o transporte aéreo, em particular, é notável o compromisso da Ryanair e dos seus passageiros para com a renaturalização da Serra de Monchique, cujos habitats florestais foram devastados pelo fogo em 2018.

Congratulamo-nos com os donativos e com a oportunidade que criam no desenvolvimento sustentável da Natureza algarvia, adicionando novas procuras turística pelo destino ao longo do ano e em todo o território.

Sem a vontade de todas as partes envolvidas – GEOTA, ICNF, Município de Monchique e Turismo do Algarve, além da Ryanair – não seria possível promover o restauro ecológico da terra e das florestas de Monchique em harmonia com o restante território do Algarve, que no seu todo continua a ser o principal destino de férias em Portugal.

 

Rui André, Presidente da Câmara Municipal de Monchique, declarou:

Este projeto é a consolidação da cidadania participativa em favor da mudança e da defesa do Ambiente.

Ao longo dos anos o homem foi alterando a paisagem de acordo com as suas necessidades.

Hoje percebemos todos, e da pior forma, que essas escolhas criaram um enorme desequilíbrio ambiental ao ponto dessa desordem ser responsável por catástrofes que põem ciclicamente à prova a nossa capacidade de resiliência e coloca também em risco o nosso património e também as nossas vidas.

Este projeto constitui um valioso contributo no reequilíbrio e na renaturalização de parte da nossa paisagem - e com ele, um reencontro com espécies e habitats autóctones o que esperamos, possa também contribuir para um necessário redesenho da paisagem que temos em curso, assim como uma profunda reflexão sobre a nossa relação com a Natureza e o uso que fazemos dos seus recursos - da terra à água, das plantas ao próprio ar que respiramos.

Obrigado a todos aqueles que têm contribuído para este projeto que hoje reforça a sua continuidade.

 

Por: LPM