Investimento de 15 milhões de euros

O Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações inaugura esta sexta-feira, 14 de fevereiro, as novas máquinas de tratamento de correio adquiridas pelos CTT no âmbito da modernização da operação de tratamento de correio.

Estes quatro novos equipamentos, adquiridos à Solystic, empresa líder na área de soluções automatizadas de separação de correio e encomendas, têm capacidade para tratar diariamente 800 mil cartas finas ou cerca de 350 mil objetos de correio médio.

Com a introdução desta nova tecnologia os CTT reduzem o risco da atividade, reforçam a eficiência e a qualidade, melhoram as condições de trabalho dos carteiros, aumentam a automatização e robustecem o controlo e identificação dos objetos tratados na rede postal.

Estes novos equipamentos (quatro no Centro de Produção e Logística Sul e um, em fase de instalação, no Centro de Produção e Logística Norte) representam um investimento de 15 milhões de euros e integram os 40 milhões de investimentos previstos até 2021, no âmbito do Plano de Modernização e Investimento.

O objetivo é modernizar o parque de equipamentos e sistemas operativos da atividade postal, aumentando a eficiência e reforçando a automatização nos CTT, vai funcionar como uma das principais alavancas para atingir os objetivos do PMI. Estes equipamentos de tecnologia de ponta vão substituir material que já está ultrapassado e reforçar a posição dos CTT junto dos melhores operadores postais a nível mundial, garantindo a sustentabilidade da operação e o cumprimento no longo prazo dos níveis de qualidade de serviço prestados.

Sobre o Centro de Produção e Logística Sul:

O Centro de Produção e Logística Sul (CPLS) é o maior centro de produção e logística dos CTT e está inserido num edifício com cerca de 45 000 m2 e manipula diariamente 2,3 milhões de objetos.

Conta com 525 colaboradores e  tem cerca de 100 viaturas, entre pesados e ligeiros, que percorrem diariamente mais de 13.000 km nos diferentes fluxos da sua área de intervenção.

O CPLS tem a responsabilidade de fazer chegar o correio aos Centros de Distribuição Postal de Lisboa e áreas limítrofes (Regional), durante a noite/madrugada (dispersão), bem como recolher nos CDP no final da tarde (concentração). Tem a responsabilidade de triar, preparar e tratar todos os objetos que lhe são confiados pelos clientes, tendo em consideração as suas dimensões e natureza do produto, tanto para o território Nacional, como para o Estrangeiro. É também feita a gestão do tratamento e expedição do tráfego.

No CPLS Em Cabo Ruivo está já instalada a Máquina Rest Mail, para pequenos pacotes, com capacidade para tratar mais de 140 mil objetos por dia. Foi um investimento de dois milhões de euros, realizado em 2016, que já teve atualizações para aumentar a capacidade de processamento e fazer frente às atuais necessidades do correio, fruto do crescimento do comércio eletrónico. A máquina Rest Mail é alimentada por um braço robótico, que recebe os objetos através de robots AVG’s, pequenos veículos móveis cooperativos com capacidade de movimentação e deteção de obstáculos, para a movimentação das cargas que transportam as paletes, numa tecnologia inovadora que desenvolvemos em conjunto com uma startup portuguesa (Robosavvy). Este projeto de logística, o Order Now,, venceu o prémio o Prémio de Excelência Logística 2019, da Associação Portuguesa de Logística (APLOG).


Por: CCT