Os professores Duarte Duarte, Lucília Pires e Paulo Ribeiro estiveram, entre os dias 28 e 30 de novembro, em Stare Mesto, na República Checa, para a reunião de abertura do projeto Erasmus+, Ação-chave 229,

... Landscape yesterday and today, com os parceiros das escolas Střední odborná škola a Gymnázium, República Checa,  Colegiul National Anastasescu, Roménia e NTI Gymnasiet Lund, Suécia.

O projeto tem como objetivo alertar os alunos e a comunidade para as alterações naturais ocorridas nos últimos 100 anos, através da análise da paisagem circundante das escolas participantes, de modo a explicar as mudanças do ponto de vista histórico, biológico, geográfico e ambiental.

Os alunos utilizarão Sistemas de Informação Geográfica (GIS) e dispositivos de Posicionamento Geográfico (GPS). Os SIG serão utilizados para mapear a paisagem e perspectivar as mudanças na utilização do solo. Os dispositivos GPS serão usados para mapear a presença de plantas invasoras na paisagem ou a presença de espécies interessantes ou ameaçadas de plantas e animais e identificar potenciais problemas ecológicos.
Durante a mobilidade foram distribuídas e agendadas todas as atividades a desenvolver e calendarizadas as mobilidades à Roménia, onde será discutida a paisagem no passado, à Suécia, onde será discutida a Paisagem no perspectiva geográfica, a Portugal, onde será abordada a perspectiva biológica e à República Checa, que será dedicada à perspectiva ambiental.

Os professores participaram ainda em workshops onde receberam formação em SIG, em software de código livre QGIS e sua utilização em conjunto com aplicações móveis que utilizam funcionalidades GPS.

Todas as despesas de deslocação e alojamento foram suportadas pela Agência Nacional Erasmus+ checa.

 

Por: Duarte Duarte