«Na prevenção de incêndios entramos todos em cena» este é o mote para o espetáculo «O Homem do Fogo»,

que será apresentado este sábado, dia 26 de setembro, pelas 21h30, no Jardim da Verbena, em São Brás de Alportel.

Modificar os comportamentos de risco das populações face ao uso do fogo através da arte é o grande objetivo do projeto.

A sessão conta com a presença da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira.

 “O Homem do Fogo” insere-se no projeto “Não brinques com o fogo”, lançado este ano fruto da parceria entre a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) e o Ministério da Cultura, e tem como objetivo sensibilizar as populações e mobilizar as pessoas para a mudança de comportamentos relativos ao uso do fogo. 

Trata-se de um espetáculo multidisciplinar que recorre à animação com areia, música e palavra para transmitir uma mensagem de prevenção e cuidado para com as pessoas e as florestas.

Criado a partir de um conto tradicional chinês, esta história transporta-nos para o princípio dos tempos, quando o tempo ainda não era tempo, quando o Homem foi criado e o fogo foi descoberto.

Está nas mãos de todos contribuirmos para um Portugal protegido de incêndios rurais graves.

O projeto “Não Brinques com o fogo” insere-se também nas múltiplas iniciativas que a campanha PORTUGAL CHAMA.

POR SI.

POR TODOS tem vindo a desenvolver, recolhendo com unanimidade o apoio de cidadãos, municípios e entidades públicas e privadas.

O Teatro Chama é uma iniciativa inédita em Portugal que estreia esta semana em vários locais:

85% Incêndios começam a menos de 500 metros de uma estrada ou de áreas habitadas ou cultivadas;

Mais de 50% são resultado de fogueiras, queimas e queimadas mal realizadas.

Se reduzirmos o número de ignições, conseguimos reduzir a probabilidade de um incêndio grave, de grandes dimensões

Precisamos de alterar comportamentos face ao uso do fogo, seja qual for a época do ano.

Com o desígnio nacional de todos contribuirmos para um Portugal livre de incêndios rurais graves, PORTUGAL CHAMA é a Campanha Nacional com a chancela da República Portuguesa, que integra a participação de todas as áreas governativas e serviços tutelados envolvidos na prevenção e combate aos incêndios rurais e é muito mais do que uma campanha, é um apelo à ação, que lança um desafio a cada um dos portugueses para que se mobilizem e contribuam para um país mais protegido, com menos ignições e incêndios ano após ano.

Todos podemos fazer acontecer de forma diferente no terreno, em cada região, concelho, freguesia e aldeia.

Todos sabemos que o perigo está aí e cabe a todos nós agirmos limpando os terrenos, cuidando da terra e da floresta, realizando as queimas de forma correta, cadastrando os terrenos, protegendo as aldeias e alertando para comportamentos de risco. Queremos chegar a todos os cidadãos e acreditamos numa forte campanha a nível regional.

Para o desenvolvimento do projeto “Não Brinques com o Fogo” a nível regional foram assinados quatro protocolos de colaboração entre a AGIF e as Direções Regionais de Cultura (DRC) do Norte, Centro, Algarve e Alentejo, que preveem que as DRC se tornem operadoras do projeto durante um ano.

O investimento da AGIF de 185 mil euros, a ser operado pelas quatro DRC, destina-se à produção de espetáculos multidisciplinares ao ar livre e ações de capacitação das populações.

As iniciativas culturais serão apresentadas nos concelhos considerados prioritários e o concelho de S. Brás de Alportel foi o escolhido no Algarve, devido ao seu  grau de risco elevado.

O projeto-piloto “Não Brinques com o Fogo” pretendeu ensaiar uma abordagem inovadora com o objetivo de veicular mensagens-chave sobre comportamentos de risco a alterar face aos incêndios rurais, promovendo a mudança de atitudes através da sensibilização das populações sobre a valorização da floresta e da conservação da natureza e as boas práticas na utilização do fogo para a gestão da vegetação e do território.

Sinopse do espetáculo

“O Homem do Fogo” é um espetáculo multidisciplinar que recorre à animação com areia, música e palavra para transmitir uma mensagem de prevenção e cuidado para com as pessoas e as florestas.

Criado a partir de um conto tradicional chinês, esta história transporta-nos para o princípio dos tempos, quando o tempo ainda não era tempo, quando o Homem foi criado e o fogo foi descoberto.

Ficha Técnica e Artística
Encenação: Lília Parreira - TEAS13 – Grupo de Teatro Experimental Amador de São Brás de Alportel

Animação de areia: Pilar Puyana

Música: Banda Filarmónica de São Brás de Alportel (ACREMS)

Criação Dramática e Narração: Fernando Guerreiro (Micro Contos)

A organização é da ARCA – Associação Recreativa e Cultura do Algarve, ACREMS – Associação Cultural Recreativa Escola de Música Sambrazense, Junta de Freguesia de São Brás de Alportel com o apoio do Município de São Brás de Alportel.

Entrada Gratuita | Reserva obrigatória na Galeria Municipal de São Brás de Alportel a partir do dia 23 de setembro, pelo e-mail: cultura@cm-sbras.pt ou do telefone da Galeria Municipal: 289 840 211.

Por: CM São Brás de Alportel