Disponível em português e em inglês, a página procura “melhorar e estabelecer os contactos entre potenciais investidores e encontrar talentos”, algo que secretária de Estado do Turismo classificou como “muito importante para a indústria”.
“É possível procurar por talentos, processos de recrutamento, monitorizar o investimento estrangeiro no setor, no fundo, acrescentar valor à indústria trazendo a atenção internacional para Portugal”, realçou Rita Marques.
A governante falava na sessão de abertura da edição de 2021 da conferência ‘The Resort and Residential Hospitality Forum’ (R&R), no Tivoli Marina Vilamoura Resort, em Vilamoura, no Algarve, onde durante três dias estão reunidos os maiores especialistas mundiais em investimentos nas áreas do turismo, da hospitalidade e do lazer.
Segundo Rita Marques, mesmo com o país a deixar de receber turistas devido à pandemia de covid-19, o Governo “nunca parou de trabalhar” com o Turismo de Portugal para desenvolver a indústria, sendo esta nova plataforma uma ferramenta importante para quem pretende “investir no país”, enalteceu.
A página está dividida em quatro áreas – Portugal de relance; Começar um negócio; Procurar uma oportunidade e Opções de financiamento – com toda a informação sobre o país, caracterização do setor e como começar um negócio em Portugal, sendo ainda apresentados casos de sucesso, adiantou o Turismo de Portugal em comunicado.
São também disponibilizadas análises sobre “talento, empreendedorismo e inovação, sustentabilidade, macroeconomia, estratégia, IDE, desempenho turístico, investimento e financiamento, benefícios fiscais, turismo residencial e tendências, bem como informação sobre negócios recentes, principais transações e aberturas e número de projetos em 'pipeline'”.
O Turismo de Portugal anunciou também que disponibiliza uma equipa dedicada a esta área, com a missão de apoiar o processo de investimento, nos domínios das oportunidades de investimento, financiamento, licenciamento, recursos humanos, empreendedorismo, estatísticas e parcerias, contando também com o contributo das equipas do Turismo de Portugal que atuam no estrangeiro.
Numa sessão dedicada ao papel dos Governos no apoio à recuperação pós-pandemia e numa questão em relação ao futuro da indústria, Rita Marques realçou a importância de se seguir as prioridades da agenda e estratégia estabelecida em 2017 que “uniu as contribuições” das instituições governamentais e do setor privado.
Sob o lema “melhor turismo em vez de mais turismo”, apontou a importância de distribuir a oferta turística durante todo o ano e em todo o país, evidenciando que a pandemia contribuiu para que se desse a conhecer outras ofertas que não apenas o sol e praia.
Para a governante, a aposta na promoção digital é importante, já que permite “personalizar as preferências do cliente e turistas” e atingir o objetivo de 27.000 milhões de euros de receitas turísticas em 2027.