Para isso, tem apenas de se dirigir a uma Loja dos CTT (física ou online) e adquirir o kit desta edição. Basta isso para passar a fazer parte de um projeto que tem como objetivo permitir que toda a população possa participar ativamente na plantação de espécies autóctones em Áreas Protegidas e Zonas Classificadas do nosso país, em particular nas áreas mais afetadas pelos incêndios.
Na edição de 2021-2022 está à venda um novo kit, a Prunus avium ou Cerejeira-brava, que pode ser adquirido por 3,50€, ao longo de todo o ano nas Lojas CTT do país e na Loja Online, em www.ctt.pt, com portes grátis para todo o território nacional.
O kit “Uma Árvore pela Floresta” apresenta um código QR Code, com uma mensagem sonora com notícias e instruções para o registo do kit no site www.umaarvorepelafloresta.quercus.pt. O registo permite que os participantes recebam informação sobre as plantações, as espécies autóctones utilizadas, a zona do país onde a árvore vai ser plantada e ainda um convite para integrarem as plantações.
Os kits vendidos são convertidos em árvores e arbustos de espécies autóctones, como por exemplo o freixo, o sobreiro, a azinheira, o medronheiro, o pinheiro-bravo, a cerejeira-brava ou o castanheiro, de entre as espécies a plantar até à primavera do próximo ano. As plantações serão abertas à participação ativa de todos os voluntários/as que se registarem no site da campanha ou através do email voluntários@quercus.pt.
A 8ª edição da campanha conta pela primeira vez com duas embaixadoras, a apresentadora de televisão Joana Teles e a atriz e ativista Sandra Cóias, que são assim a cara da campanha “Uma Árvore pela Floresta”.
Em 2020 atingiu-se o número das 100 mil árvores plantadas em todo o país e pese embora a situação da pandemia Covid-19 não tenha permitido a participação habitual dos voluntários, as plantações foram realizadas pela Quercus, em estreita colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Através desta parceria com a Quercus, os CTT reforçam a sua política de apoio à biodiversidade e de combate às alterações climáticas, expressa através de um portefólio ecológico ou carbonicamente neutro – Correio Verde, DM Eco e Expresso/Encomendas) - da aposta na eficiência energética e carbónica, e da expansão da sua frota sustentável, a maior do país.