É já amanhã, dia 18 de outubro, das 11h às 12h30, que acontece o webinar “Compras Circulares”. A iniciativa, promovida pela Aliados Consulting no âmbito do projeto “Eco Compras”, tem como objetivo promover a capacitação da Administração Pública para a promoção de práticas de compras públicas sustentáveis e circulares e conta com o apoio da Associação Smart Waste Portugal.
Cristiana Ribeiro, da Smart Waste Portugal, André Ribeiro, do CVR - Centro para a Valorização de Resíduos (UM.Minho), Manuel Semedo, da Câmara Municipal do Porto e Liliana Braga, da Lipor, são os elementos que constituem o painel de oradores deste webinar onde serão abordados tópicos como a análise e o custo de ciclo de vida, assim como métodos para realizar uma avaliação de necessidades de acordo com o paradigma da circularidade. A inscrição é gratuita e deve ser realizada através de um formulário online AQUI.
Para dar resposta não só aos desafios da transição climática, mas também contribuir para dar resposta aos desafios da transição digital vão decorrer, em novembro, mais três webinars no âmbito deste projeto: “Boas práticas e role models”, “Oportunidades decorrentes da ECO 360 para o setor privado” e “Sustentabilidade multisetorial”.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TEM MENOS DE 2 ANOS PARA ADOTAR CRITÉRIOS AMBIENTAIS NAS SUAS COMPRAS
Até 2025, pelo menos 50% das entidades da Administração Pública e do setor empresarial do Estado têm de ter adotados critérios ambientais no seu processo de compras públicas e até 2030 esta implementação deve chegar aos 95%. Altura em que 100% das entidades da Administração Pública devem, também, possuir uma estratégia ou um plano de integração de critérios ambientais nas suas estratégias de compras, de acordo com a Estratégia Nacional de Compras Públicas Ecológicas – ECO360.
No entanto, este processo nem sempre é simples. A falta de apoio técnico, a necessidade de formação para aplicação de critérios ecológicos e a complexidade no desenvolvimento de procedimentos com critérios ecológicos estão entre os principais motivos da não adoção de critérios de contratação pública ecológica. Por isso, a capacitação será um ponto fulcral para o cumprimento das metas a que Portugal se comprometeu.
Como resposta a estes desafios o “Eco Compras” capacita todas as chefias e colaboradores da Administração Pública para que, através das compras, o setor público caminhe em direção a uma transição sustentável. Para além disso, apoia também as empresas na conquista de contratos públicos associados a novas exigências de sustentabilidade, contribuindo para o cumprimento das metas nos prazos previstos pela legislação aplicada.