Na senda do que tem sido a sua política para o Ambiente, a Câmara Municipal de Loulé marcou presença na Cimeira Mundial «Climate Chance 2016», que decorreu de 26 a 28 de setembro, na cidade francesa de Nantes, com o objetivo de demonstrar a importância de que hoje as questões do Clima se revestem para todos os países do mundo.

Perante uma plateia com vários atores do poder local e da sociedade civil, que firmaram o compromisso máximo da proteção climática, o Município de Loulé teve uma participação ativa neste encontro, através da intervenção do presidente Vítor Aleixo, num painel relacionado com a adaptação às alterações climáticas, dando a conhecer a experiência de Loulé, através da sua Estratégia Municipal de Adaptação às Alteração Climáticas (EMAAC), acolhida com bastante interesse pelos presentes.

O autarca descreveu os passos já dados decorrentes da mesma, os que pretende dar, apresentando ainda a marca que emerge da Estratégia - "Loulé Adapta". O responsável do executivo municipal de Loulé sublinhou ainda o quão importante são as dinâmicas locais para enfrentar as alterações climáticas e a importância que os poderes não estatais têm para que elas sejam tomadas em devida consideração.

Esta foi, pois, uma boa jornada em que o Município de Loulé mostrou estar na linha da frente do que são as preocupações com futuro e com a sustentabilidade do território.

Refira-se que esta Cimeira é um acontecimento de grande repercussão internacional nesta matéria que a todos importa e que envolve as problemáticas da mitigação, da adaptação e da preparação dos poderes locais e da sociedade civil para as alterações climáticas. Estiveram representados em Nantes 60 países, cerca de 1500 participantes, com o objetivo comum de consolidar o compromisso com o clima, apontando para soluções práticas em matéria de adaptação.

 

Por: CM Loulé