por Teresa Lourenço | Nutricionista licenciada em Dietética e Nutrição | tmlourenconutricao@gmail.com

Uma romã (216g) é fonte de fibra, potássio (518mg), fósforo (30mg), vitamina C (28mg) e água (180g) o que equivale a 108kcal. Em Portugal é acima de tudo produzida no Algarve, conserva uma diversidade de compostos antioxidantes que lhe conferem um poder antioxidante superior ao do chá verde e do vinho tinto o que fomenta a proteção da saúde cardiovascular, a prevenção do envelhecimento e do aparecimento de cancro. Assim como o dióspiro com elevado conteúdo em taninos, também é produzido no Algarve, possui uma polpa gelatinosa composta essencialmente por fibras solúveis que são essenciais para regular o trânsito intestinal, promover a saciedade e controlar os níveis de glicémia e de colesterol total e LDL. Um dióspiro (177g) é rico em potássio (404mg), carotenos (1876 ), vitamina A (313 g) e água (146g), o que se traduz em 103kcal. Existem vários tipos de dióspiro de acordo com a sensação adstringente (devido ao conteúdo em taninos) que provocam i.e. contração das mucosas da boca, comum aquando consumo de frutas verdes.

A goiaba possui casca que varia entre o verde e o amarelo e polpa que varia entre o branco, rosa e vermelho, o seu interior é recheado por sementes. Uma goiaba (90g) equivale a 60kcal, 205mg de vitamina C, 44  de ácido fólico, 127  de vitamina A, 375mg de potássio, 36mg de fósforo, 19,8mg de magnésio e 73g de água. É rica em antioxidantes e é fundamental para atrasar o trânsito intestinal sendo contraindicada para pessoas que sofram de obstipação; ajuda no controlo da pressão arterial, fomenta a resistência física e o sistema imunológico.

A castanha apesar de ser um fruto, no passado era escolhida para substituir a batata e o pão, devido ao seu teor em amido que a torna nutricionalmente semelhante a estes. Uma castanha (10g) equivale a 19kcal, 5g de água, 3g de amido, 1g de fibra, 5mg vitamina C, 6  de ácido fólico, 50mg de potássio, 6mg de fósforo e 3mg de magnésio e também contém antioxidantes.

O meu conselho: delicie-se com os alimentos da época!