Para celebrar o Dia Internacional das Pessoas Idosas (1 de outubro), instituído em 1991 pela ONU, a Câmara Municipal de Loulé promove, nos dias 12 e 13 de outubro, um Encontro e uma Feira subordinados à temática do envelhecimento ativo e saudável.

É tempo de parar para refletir sobre as principais tendências demográficas, suas consequências e soluções para um envelhecimento saudável e com dignidade. Assim, no dia 12, das 9h00 às 18h00, o auditório da Escola Secundária de Loulé terá lugar um Encontro que pretende juntar vários especialistas numa reflexão coletiva sobre as políticas de apoio ao envelhecimento ativo e perspetivar um futuro onde se viva com qualidade física, mental, afetiva e social.

A abertura do Encontro vai estar a cargo do presidente do Conselho Local de Ação Social de Loulé, João Martins, da diretora da Segurança Social de Faro, Maria Margarida Alves, do presidente da ARS do Algarve, Paulo Morgado, e do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo.

Com moderação de Ivone Ferreira, presidente da Associação Vencer o Tempo, na primeira mesa redonda vai estar em destaque o tema “Serão as cidades espaços amigáveis para as pessoas idosas?”, com as apresentações sobre o espaço público para todos (Paula Teles, engenheira), a cidade amiga das pessoas idosas (Maria João Quintela, médica), a participação no espaço público e dois casos de boas práticas – Cantinho da Amizade do Banco do Tempo e a Avó veio trabalhar.

A segunda mesa redonda será dedicada ao “Envelhecimento, Saúde e Bem-Estar”. Os especialistas trazem a lume matérias como exercitar o cérebro (Vasco Catarino, neuropsicólogo), a promoção da saúde mental (Renata Trindade, médica psiquiatra) e a alimentação na prevenção da demência (Teresa Sancho, nutricionista).

Será ainda apresentada a Estratégia Nacional de Envelhecimento Ativo e Saudável e os resultados preliminares dos Fóruns do Cidadão do Concelho de Loulé.

Já na parte da tarde, decorrem as oficinas temáticas “Alimentação para um envelhecimento saudável” (Teresa Sancho e Lisa Cartaxo, da ARS) e “Yoga do riso – O riso é mesmo bom para a saúde?” (Joanne Helms, Escola do Riso).

Esta iniciativa encerra com um Café Memória no qual Isabel Sousa e Catarina Alvarez, da Associação Alzheimer Portugal, irão abordar esta doenças e outras demências.

As inscrições são obrigatórias através de dcss_loule@cm-loule.pt ou 289 400 882.

Já no dia 13 de outubro, das 10h00 às 17h00, o Parque Municipal de Loulé recebe a Feira de Envelhecimento Ativo. Jogos tradicionais, exposição de brinquedos, beleza e imagem, promoção da saúde, teatro, música e yoga são algumas das propostas deste certame aberto à população.

 

Por: CM Loulé