Desde 2010 que, a 24 de outubro, autarquias locais e organizações de todo o país comemoram o Dia Municipal para a Igualdade, que realça a ideia de que «Igualdade é Desenvolvimento».

A Câmara de Lagoa tem desenvolvido um trabalho contínuo no combate às desigualdades e à discriminação com base no género, dirigido a diferentes públicos, com estratégias de sensibilização adequadas aos mesmos.

Nesse quadro de intervenção, este ano a autarquia apresenta o projeto pedagógico de combate à Violência no Namoro, “Amar-te e Respeitar-te”, com sessões para estudantes do 3.º ciclo e ensino secundário da rede pública – a 24 de outubro, pelas 10h30 e 15h00, no Auditório Municipal de Lagoa – e distribuição de livros por toda a Rede de Bibliotecas Escolares do concelho de Lagoa.

Este projeto – desenvolvido pela Betweien em coautoria com o músico Jimmy P e o apoio da Câmara de Lagoa, visa dotar os/as jovens de ferramentas de diagnóstico e de prevenção de comportamentos agressivos nas relações de namoro, dos próprios e/ou dos seus pares, de forma a contrariar os dados que indicam um crescendo deste fenómeno na sociedade portuguesa – inclui temas originais, musicados por Jimmy P e uma peça de teatro baseada nas histórias reunidas num livro e adaptada ao teatro.

As três histórias ficcionadas sobre casos de violência no namoro mostram três realidades distintas: a que é percecionada pela vítima masculina, com a história “Os homens não choram!”; a sentida pela vítima feminina, com o caso “Quanto mais me bates…”; e a de uma relação de namoro vivida nos planos real e virtual com a história “Todos os dias da nossa vida real e virtual!”. O livro inclui as letras das músicas que Jimmy P compôs para o projeto: “Ficar bem”, “Quando dá errado” e “Como tu” e cujos instrumentais poderão ser descarregados em www.amar-teerespeitar-te.com. Identifica também os vários passos para o desenvolvimento de uma campanha de combate à Violência no Namoro na Escola, com o objetivo de orientar os/as alunos/as motivados/as para este tipo de trabalho.

“Amar-te e respeitar-te” conta ainda com uma parceria estratégica com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), divulgando no seu site a ligação à Linha de Apoio da APAV. A sugestão de contacto e pedido de ajuda é, assim, reforçada em todos os casos em que se conheça um comportamento agressor numa relação de namoro.

De realçar que a Câmara Municipal recebeu, em 2016, o Prémio “Viver em Igualdade” atribuído pela CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, que distinguiu Lagoa como um Concelho com boas práticas no sentido da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização e funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas.

 

Por: CM Lagoa