O Município de Faro vem por este meio lamentar publicamente o falecimento de Joaquim Manuel Cabrita Neto, antigo Governador Civil do Distrito de Faro (1985-1995), ocorrido no dia 13 de Novembro.

Cabrita Neto foi também Deputado à Assembleia da República, em seis diferentes legislaturas e presidente da Comissão Regional de Turismo, entidade que antecedeu a criação da Região de Turismo do Algarve. Cabrita Neto destacou-se no dirigismo associativo, tendo presidido à AIHSA – Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve, sido vice-presidente da HOTREC – Confederação das Associações de Hotelaria, Restauração e Cafés da União Europeia e tendo, ainda, presidido à Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube Farense.

A Câmara Municipal recorda ainda com penhorada gratidão, o papel fundamental que Joaquim Cabrita Neto desempenhou em 1992, por ocasião do trágico acidente ocorrido no Aeroporto de Faro que vitimou mais de meia centena de pessoas. Enquanto Governador Civil, Cabrita Neto exerceu, com liderança e responsabilidade exemplares, as tarefas de coordenação em diversos âmbitos da operação, contribuindo grandemente para o seu sucesso.

Por tudo isto, expressamos as mais sentidas condolências à família e amigos de Joaquim Cabrita Neto, lembrando que, em 2008 foi condecorado com a Medalha da Cidade de Faro, uma das muitas distinções que recebeu ao longo da sua vida. Irá a sepultar amanhã, pelas 15h00, a partir da Igreja Matriz de São Bartolomeu de Messines.

Por: CM Faro