Os portugueses com crédito à habitação indexado à Euribor a seis meses – a mais usada no país – vão voltar a pagar menos de prestação da casa este mês.

No caso da Euribor a três meses, o valor vai manter-se inalterado face à ultima atualização (setembro).

Segundo os cálculos feitos pela Deco/Dinheiro&Direitos para a Lusa, um cliente com um empréstimo de 150.000 euros a 30 anos indexado à Euribor a seis meses com um spread (margem de lucro do banco) de 1% terá uma prestação de 463,81 euros a partir de dezembro, menos 1,55 euros que o que pagava desde a última revisão, em junho.

Perante o mesmo cenário, mas com um crédito à habitação indexado à Euribor a três meses, a mensalidade a pagar ao banco não sofre alterações desde a última revisão, ou seja, mantém-se nos 460,13 euros.

Desde o final de 2015 que as taxas Euribor negoceiam em valores negativos, com as prestações da casa a cair de forma praticamente constante, escreve a Lusa, salientando que em Portugal 90% dos contratos de crédito à habitação usam taxa de juro variável, sendo a Euribor a seis meses o indexante mais usado, seguido da taxa a três meses.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de mais de 50 bancos da Zona Euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário. Em Portugal, a Caixa Geral de Depósitos integra este painel.

 

Por: Idealista