por Teresa Lourenço | Membro Efetivo da Ordem dos Nutricionistas | tmlourenconutricao@gmail.com

A sigla pH surgiu através de Sørensen e significa Potencial de Hidrogénio, é uma escala que indica a concentração de iões de hidrogénio. Quanto mais hidrogénios houver no meio, mais ácida é a solução e quanto menos iões houver, mais básica/ alcalina é. A escala vai de 0 a 14, água com pH < 7 é ácida, pH = 7 é neutra e pH > 7 é básica.

Segundo o Decreto de Lei nº 306/2007 a água para ser consumida deve ter um pH entre 6.5 e 9.

O sangue humano é uma solução-tampão, ou seja, possui mecanismos que evitam que o seu pH (normalmente 7.4) sofra alterações perante alimentos com potencial ácido/básico. Como o nosso corpo tem a capacidade de manter a homeostasia não existe evidência suficiente que prove que só deve consumir água alcalina.

Existem alimentos (líquidos e sólidos) ao natural com pH diferente do seu potencial i.e., o limão ao natural é ácido e após ingerido alcaliniza o corpo. O conceito Potencial de Carga Ácida Renal baseia-se no equilíbrio entre minerais (cloro, fosfatos e sulfatos) e (sódio, potássio, cálcio e magnésio). Os hortofrutícolas têm potencial básico e as carnes, queijos curados, álcool, café, doces são mais acidificantes.

Ajustar a dieta e a água só se justifica em casos patológicos particulares, onde a capacidade de manter a homeostasia esteja comprometida. Devemos comer de tudo com equilíbrio, evitando os produtos com pouco valor nutricional.

O consumo de água é vital, somos compostos por 70% de água, os rins processam mais de 200l de água por dia e esta possui diversas funções ex. controlar a temperatura, expelir resíduos, lubrificar os tecidos.

Não se preocupe se a água é ácida ou básica, preocupe-se sim, se cumpre as suas necessidades hídricas diárias, sendo que se beber água engarrafada deve variar entre marcas pois cada uma possui uma riqueza nutricional diferente e se consumir água da torneira, saiba que segundo o relatório do ano 2015 da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos 99% da água controlada é de boa qualidade.