O presidente do Turismo do Algarve apelou hoje ao Governo para que «resolva de imediato» o estado dos serviços de saúde na região, alegando que a deficiente qualidade dos serviços hospitalares coloca em causa o destino turístico.

Em carta enviada ao ministro da Saúde, o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), Desidério Silva, apelou para que sejam tomadas medidas urgentes “para que os hospitais e serviços de saúde sejam dotados dos meios técnicos e humanos necessários”, para responderem de forma adequada aos utentes.

Para Desidério Silva, a deficiente qualidade dos serviços hospitalares e de saúde da região, “para além de lamentáveis, provocam em residentes e turistas desconfianças e receios quanto à capacidade de resposta dos mesmos, quando as pessoas precisam de aceder de urgência a esses serviços”.

“Está a pôr-se em causa o destino e a mais importante região turística, cujas receitas contribuem substancialmente para a riqueza do país”, frisou Desidério Silva, alertando para o facto de os problemas na saúde “verificarem-se numa altura em que os mercados concorrentes estão a recuperar, ameaçando os fluxos de turismo para o Algarve”.

Para o presidente da RTA, os relatos e imagens dramáticas que têm sido divulgadas sobre a forma desumana como estão a ser tratados residentes e turistas, sobretudo as pessoas mais idosas que recorrem aos serviços de urgência dos hospitais do Algarve, “provocam apreensão nas pessoas, residentes e turistas”.

Desidério Silva sublinhou que a sua reivindicação junto do Governo é feita "não apenas pelo turismo do Algarve, mas principalmente, pelo direito fundamental, de algarvios e visitantes, a serviços de saúde humanos e eficientes e atentem particularmente nas necessidades dos mais carenciados e desprotegidos, que são os que mais sofrem”.

 

Por: LUSA