A Câmara Municipal de Alcoutim realizou investimentos que permitiram dotar o município de parte dos recursos para o processo de integração das TIC nas atividades municipais permitindo a desmaterialização dos processos de atendimento ao munícipe.

Com vista a melhorar e tornar mais eficiente o trabalho – interno e de ligação ao munícipe - e assim ser possível uma melhor resposta, decorreu um profundo processo de reestruturação interna dos serviços do município na área da modernização administrativa.

Iniciado o processo de Modernização Administrativa do Município, através do quadro comunitário anterior (PO Algarve 21 - QREN), no quadro atual, CRESC Algarve 2020 – Portugal 2020, realizaram-se investimentos no “software” e “equipamentos informáticos”, que permitem ao Município potenciar os investimentos através de novos canais que alcançam níveis mais elevados de eficiência e eficácia e mais acessibilidade aos seus munícipes.

Com os investimentos realizados designados por:

• reengenharia de processos e desmaterialização de diversos serviços do Município, o que irá permitir disponibilizar um serviço público descentralizado através de Serviços Online com autenticação eletrónica, criando ainda novos Postos de Atendimento e horários de atendimento mais alargados;

• uma nova solução de atendimento telefónico inteligente e disponível aos Munícipes, o que implica a introdução de infraestrutura de fibra para interligação de Edifícios Municipais, dotando assim o Município de capacidade para melhorar o seu nível de serviço aos Munícipes.

Assim, o primeiro investimento visou a aplicação do trabalho de levantamento dos fluxos de processos municipais, integrando-os nas plataformas existentes, incrementados pela aquisição de 28 novos postos de trabalho, sendo que desses, 20 foram criados na infraestrutura virtual já em funcionamento, 5 outros instalados em locais onde não existe esse acesso, pelo que serão postos de trabalho convencionais e ainda 3 portáteis. Para além disso foi necessário reforçar a capacidade dos sistemas de armazenamento existentes para poderem albergar os novos sistemas, bem como dotar o Município de um sistema de Backup por forma a evitar problemas com a infraestrutura de armazenamento, bem como um equipamento de alimentação Ininterrupta.

Quanto ao segundo investimento visou a aquisição de uma solução de atendimento telefónico inteligente e disponível 24 horas por dia nos 365 dias do ano, bem como dotar os edifícios Municipais de ligação em fibra no sentido de permitir que os serviços instalados nos Paços do Concelho, sejam disponibilizados noutros edifícios municipais.

Para o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo dos Santos Gonçalves, é o início de uma nova fase no sentido de “prestarmos um serviço mais eficiente aos munícipes, numa área que constitui um dos pilares dos serviços municipais”.

O investimento elegível ascendeu ao montante de 184.500,00€, o qual foi contratualizado com o CRESC ALGARVE 2020, em 23/05/2017, tendo a operação tido um nível de execução de 99,74% do valor aprovado, ao qual respeita uma comparticipação comunitária do FEDER de 147.223,12€.

 

Por: CM Alcoutim