A necessidade de incluir a Praia de Faro num plano de reposição sistemática de areias na orla costeira foi uma das medidas apontadas pelo Presidente da Junta de Freguesia de Montenegro, Steven Sousa Piedade, ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante a deslocação do Chefe de Estado às zonas do Algarve afetadas pelos últimos temporais.

O Autarca, que acompanhou no sábado passado Marcelo Rebelo de Sousa aos locais onde são mais visíveis as marcas do desassoreamento provocado pelas tempestades Emma e Félix, considera “urgente” uma intervenção neste importante cordão dunar, através de um plano de ação que permitira repor as condições naturais da península e prevenir futuras situações associadas às intempéries que configurem um eventual grau de destruição.

“No decorrer da visita tive oportunidade de mostrar ao Sr. Presidente da República o estado de desassoreamento e de perigo que se verifica na Praia de Faro e transmiti-lhe a preocupação das populações que residem nesta zona da Freguesia de Montenegro, onde é urgente intervir para recuperar e preservar a linha de areia que desapareceu nas últimas semanas”, sublinha Steven Sousa Piedade, que acompanhou o Presidente da República aos pontos mais críticos desta zona balnear, onde as tempestades provocaram a derrocada de paredões e pisos, e colocaram em risco de aluimento algumas habitações.

Manifestando o seu agradecimento pela deslocação do Chefe de Estado à região e em particular à Freguesia de Montenegro, Steven Sousa Piedade procurou sensibilizar Marcelo Rebelo de Sousa para a necessidade de uma maior atenção às alterações climáticas, nomeadamente ao agravamento das situações extremas que ocorrem com mais frequência.

“A Freguesia de Montenegro tem sido muito afetada por estes fenómenos e embora seja impossível prever ou impedir a sua ocorrência, é possível e urgente prepararmo-nos para prevenir as suas consequências”, sustenta o Autarca. 

 

Por: JF Montenegro

Fotos de Bruno Pires