A Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa acolhe, no dia 06 de Abril, pelas 18h30, uma homenagem à escritora, investigadora e professora farense Teresa Rita Lopes. A homenagem é uma iniciativa da Câmara Municipal e insere-se no programa de comemorações do 44.º aniversário do 25 de Abril.

O evento contempla uma apresentação do cantor e poeta Afonso Dias e as prelecções de Fernanda Guerra (Casa Álvaro de Campos) e de Carina Infante do Carmo (Universidade do Algarve). Para o final ficarão as palavras do Presidente da Câmara Municipal, Rogério Bacalhau e, claro, da homenageada que, recorda-se já foi distinguida em 1999 pela Câmara Municipal com a Medalha de Mérito Grau Ouro.

Trinta minutos antes, quando forem exatamente 18h00, também na Biblioteca, inaugurar-se-á uma exposição alusiva à vida e à obra desta escritora que é, provavelmente, a mais proeminente estudiosa de Fernando Pessoa.

A entrada é livre e aberta a todos.

 

QUEM É TERESA RITA LOPES

Maria Teresa Rita Lopes nasceu em Faro, em 1937. Entre 1969 e 1982 viveu em Paris, onde foi professora na Universidade da Sorbonne Nouvelle e onde defendeu a tese de doutoramento intitulada “Fernando Pessoa et le drame symboliste – héritage et création” (1975), publicada pela Gulbenkian em 1977. É Professora Catedrática de Literaturas Comparadas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde 1979.

Dirigiu um grupo de investigadores que se dedicou particularmente à obra inédita de Pessoa, de quem tem publicado numerosos volumes.

A escritora obteve vários prémios, no domínio do conto, da poesia, do teatro e do ensaio:

Prémio Cidade de Lisboa 1988 – poesia;

Prémio Eça de Queirós 1997 – poesia;

Prémio Pen Club 1990 – ensaio;

Grande Prémio de Ensaio Unicer/Letras e Letras 1989 – ensaio;

Prémio de Teatro APE, 2001.

 

Por: CM Faro